O atrasado que chega no tempo certo

      Estive, nestes últimos dias, pensando no tempo e na força que as datas e celebrações possuem. Qual a razão deste pensamento? A celebração da Páscoa que, para mim, como cristão, deveria ser a maior festa do ano. O que é mesmo, o tempo? A medição de algo que não sabemos o início nem o fim, mas que para a organização do que compreendemos como sendo presente, a inserimos como categoria indispensável pois serve para a compreensão de nós e do mundo inteiro com tudo o que nele possa existir e acontecer.
        Assim, tendo o tempo como paradigma para compreender as realidades catalogamos as coisas em adiantadas, no tempo certo, ou atrasadas. No entanto, o tempo como convensão humana não pode ser limite para o acontecer da vida. Ele deve ser espaço para a manifestação e compreensão da vida. A própria celebração da Igreja mostra isso. A Páscoa acontece no domingo e a semana que a sucede é como se fosse apenas um dia: o domingo. A isso se dá o nome de oitava da páscoa - oito dias que são apenas um: o dia da ressurreição.
       Parece estranho para as pessoas que dizem "viver cada dia como sendo único" você chegar na quarta-feira após o domingo de páscoa e dizer-lhe: Feliz Páscoa! Concorda? Então há um sinal de que muitos acontecimentos importantes são engavetados no teu calendário anual. Já tinhas pensado assim? Veja bem, não estou emitindo juizo de valor, apenas expressando um pensamento desta semana.
        Destarte, o meu pensamento forte desta semana tem sido mesmo o quando escrever e desejar: Feliz Páscoa! Todo ano escrevo na Semana Santa este texto. Neste, não escrevi. Sim, queria evidenciar a importância daquilo que é atemporal celebrado temporariamente: o encontro de Deus com a humanidade e vice-versa. Pensa comigo: a Páscoa significa "passagem de Cristo, com Cristo e no Cristo da morte para a vida, das trevas para a luz, do pecado para a graça, de toda escravidão para a liberdade". Logo, viver a Páscoa é viver nova realidade. A fé em Cristo vivo e ressuscitado nos abraça como força encorajadora para a transformação de cada um de nós.
     Sendo assim, venho hoje te dizer: Feliz Páscoa! E se você achar que este desejo acompanhado desta reflexão vem em momento adequado, então poderei dizer que esta mensagem é o atrasado que chegou no tempo certo. O evangelho de Lc 24,13-35 mostra isso. Jesus ressuscitado encontra dois discípulos voltando para casa, caminha com eles, se interessa pelo assunto deles, lhes explica as Escrituras e por fim "reparte o pão" e se mostra como "o Senhor". Eles assim O reconhecem. Não era de manhã. Era de tardizinha, que figuradamente significa o desamparo. Jesus chegou atrasado para lhes desejar feliz páscoa ou o atrasado chegou no tempo certo? Afirmo a última sentença. Este atrasado era o tempo certo dos discípulos de Emaús. Jesus soube compreender, por isso caminhou com eles.
        Desejo que este texto seja o atrasado que chega no tempo certo. Se você celebrou a Páscoa com alegria, mas hoje já esqueceu que Ele está vivo em nosso meio para nos animar a viver no bem, no amor, na alegria, quero relembrar-lhe disto. Se sua páscoa teve a presença da dor, quero lembrar-lhe que tua dor não é esquecida por Aquele que venceu a dor, mesmo e principalmente depois que a data da páscoa passou, pois a páscoa em si, não passa. Deus não passa. Deus sempre é e está conosco, amando, amparando e festejando conosco.

     Feliz Páscoa, amigo e amiga. Feliz Páscoa atrasadamente dentro da categoria do tempo cronológico, viável no tempo litúrgico e certo no tempo da vida. Feliz Páscoa, feliz presença de Cristo em tua vida. Feliz presença da vida plena na tua sede de viver feliz. Feliz passagem que permanece e feliz permanência do que passou!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens