Roteiro de orações para procissão de Corpus Christi


Viver + Jesus
PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI
                                                                                                    
MONIÇÃO. Iniciamos a Sagrada Procissão de Corpus Christi. Com o Senhor na Santa Hóstia, percorremos essas ruas de nossa cidade. Manifestamos publicamente nossa fé na Santíssima Eucaristia, que é o próprio Senhor. Adoramos, honramos e amamos o Divino Salvador, Pão da vida, Sagrado Alimento, Hóstia de amor.

ORAÇÃO. “Jesus, te levamos por nossas ruas, no ostensório, sobre estes tapetes. Receba nosso amor, nosso carinho, nosso profundo respeito. Manifestamos publicamente que sois o Nosso Senhor, que na Eucaristia encontramos nosso verdadeiro alimento, que sois o sol da nossa vida, o nosso Amor Maior. Amém.”

Pai nosso...
Ave Maria...
Glória...

CANTO.


PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

MONIÇÃO: Os tapetes confeccionados por nossas catequistas e catequizandos é uma manifestação de adoração a Cristo. Preparamos nossas ruas para que o Senhor passe por eles. Quando entrou em Jerusalém, o povo colocou ramos de oliveira e seus mantos para que Jesus passasse por cima, como o rei de todos. Hoje oferecemos estes nossos tapetes, para que o nosso rei, presente na Eucaristia, receba todo nosso carinho.

ORAÇÃO: Caminha em nossa cidade, Jesus. Passe por nossas ruas. Abençoe nossas casas, nossos estabelecimentos, nossos bairros, vilas e condomínios, nossos becos, praças e logradouros. Fica conosco, Jesus. Dê-nos sua paz, sua proteção, sua luz. Ensina-nos a amarmo-nos uns aos outros, a cuidar dos mais pobres e fragilizados e a viver a fé em todos os lugares de nossa cidade. Te amamos, te adoramos e te bendizemos, agora e sempre. Amém!

Creio em Deus Pai todo-poderoso...
Graças e louvores sejam dados a todo momento... (3vezes)

CANTO.


PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

MONIÇÃO: São Francisco de Sales nos ensina que “Duas espécies de pessoas devem comungar com frequência: os perfeitos para se conservarem perfeitos, e os imperfeitos para chegarem à perfeição”. E nos explica que “Só por amor se deve receber Jesus Cristo na comunhão já que só por amor ele se dá a nós”.

Vamos rezar a oração Alma de Cristo, escrita por Santo Inácio de Loyola, com muita fé e carinho.

ORAÇÃO.
Alma de Cristo, santificai-me
Corpo de Cristo, salvai-me
Sangue de Cristo, inebriai-me
Água do lado de Cristo, lavai-me
Paixão de Cristo, confortai-me
Ó Bom Jesus, ouvi-me
Dentro das vossas chagas, escondei-me
Não permitais que eu me separe de Vós 
Do espírito maligno defendei-me
Na hora da morte chamai-me
E mandai-me ir para Vós
Para que com Vossos Santos Vos louve
Por todos os séculos dos séculos, Amém.

LEITURA BÍBLICA.
Do Evangelho de São João, Capítulo 6, versículos do 35 ao 40.
Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede. Eu já disse: vocês me viram e não acreditaram. Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que me enviou. E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele acredita, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”

REFLEXÃO.
São Francisco de Sales nos ensina que “O alimento celeste da Eucaristia é um alimento espiritual que se difunde por e se comunica a todas as partes da alma e do corpo, de maneira que temos Jesus Cristo na mente, no coração, no peito, nos olhos, na língua, no ouvido, nas mãos e nos pés... e o amável Salvador reveste, purifica e anima todo o nosso ser. Ele é que vive em nosso coração, estende em nossa mente, robustece-nos o peito, ajuda-nos a visão, fala por nossa língua, e assim em tudo. Numa palavra, Ele faz tudo em todo o nosso ser. Dessa forma, não é mais nós que vivemos, mas Jesus Cristo que vive em nós (Cf. Gl 2,20)." (São Francisco de Sales, Cf. Cartas 430; O.C. XIII, p. 358).

Jesus é o Pão da vida. É o único capaz de saciar a fome e a sede da humanidade. Ele veio nos salvar, nos oferecer sua própria vida. Na Eucaristia Ele continua conosco, sempre presente, sempre nos alimentando, sempre nos concedendo sua própria vida.
Olhe para Ele no Santíssimo Sacramento. Diga a Ele que o ama. Peça a Ele que você possa ter em seu coração o amor que Ele nos deixou. Ame e deixe-se amar por Jesus.

ORAÇÃO
Pai nosso...
Ave Maria...
Glória...

CANTO.


PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

MONIÇÃO: “A Missa é o sol da Igreja”, diz São Francisco de Sales.
Nesta procissão vemos vários elementos. Cada um tem um significado especial.
O ostensório que o padre leva é a custódia do Corpo de Cristo na Eucaristia. Ele é como um sol, brilhante e precioso, com raios que alcança a todos. A fonte de sua luz é Jesus. Sim, Jesus é a nossa luz.
Dentro do ostensório, segurando a Santa Hóstia, há uma haste em formato de lua. Jesus é nossa luz em todos os momentos, durante o dia ou durante a noite, na tristeza ou na alegria, na saúde ou na doença, o tormento ou na paz.
O padre se reveste da Capa Asperge e do Véu Umeral. É a forma respeitosa e pedagógica de mostrar o quando amamos e honramos a nosso Senhor Jesus Cristo.
Os candelabros com as velas acesas significam que Deus está aqui. A santa cruz que vai à frente nos recorda que a salvação de Jesus é que fez tudo possível para nós. O Turíbulo com o incenso simboliza nossas orações, nosso amor que sobe aos céus em gratidão e em honra do Corpo Santo de Jesus.
O cortejo dos Acólitos e Coroinhas nos fazem pensar nos anjos que diante do Trono do Cordeiro o estão servindo.
Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística diariamente servem ao altar levando o Corpo de Cristo aos doentes e o distribuindo nas celebrações da Palavra e na Santa Missa.
O povo, de modo geral, forma o Corpo Místico de Cristo, a Igreja, que se coloca em adoração ao Corpo Sacramental de Cristo na Eucaristia.

ORAÇÃO
“Jesus, sol da Igreja, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, somos a Igreja demonstrando nosso amor a vós na Santíssima Eucaristia. Ensina-nos também a demonstrar nosso amor ao vosso amor no corpo dos pobres, no corpo de quem sofre, saciando sua fome, aliviando sua dor, respeitando sua dignidade, buscando políticas públicas que garantam a todos saúde, moradia, estudo, proteção, alimentos e desenvolvimento integral de sua humanidade. Amém.”

Graças e Louvores sejam dados a todo momento... (3vezes)
Glória...

CANTO.


PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

MONIÇÃO: Dos escritos de São Francisco de Sales
“A Eucaristia é a alma da piedade e o centro da religião cristã. A ela se referem todos os mistérios e leis da nossa fé. É o mistério da caridade, pelo qual Jesus Cristo, dando-se a nós, nos enche de graças de modo tão amoroso e tão sublime.
Faça o possível para arranjar o tempo necessário de ouvir todos os dias a Santa Missa, a fim de oferecer juntamente com o sacerdote o sacrifício do teu divino redentor a Deus, seu Pai, por ti mesma e por toda a Igreja. São João Crisóstomo nos afirma que os anjos assistem a missa em grande número, para honrar com sua presença este mistério adorável.” (São Francisco de Sales, Filoteia II, XIV).

LEITURA BÍBLICA
Do Evangelho de São João, Capítulo 6, versículos do 51 ao 58.
Naquele tempo, disse Jesus: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.”
As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si:
“Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?”
Jesus respondeu: “Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele. E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.”

REFLEXÃO.
Jesus se apresenta como aquele que veio de Deus para dar a vida definitiva aos homens. Seus adversários não admitem que um homem possa ter origem divina e, portanto, possa dar a vida definitiva. A vida definitiva se encontra justamente na condição humana de Jesus, na sua carne: Jesus é o Filho de Deus que se encarnou para dar vida aos homens, isto é, para viver em favor da humanidade. A vida definitiva começa quando os homens, comprometendo-se com Jesus, aceitam a própria condição humana e vivem em favor dos outros. E Jesus dá um passo além: ele vai oferecer sua própria vida (carne e sangue) em favor dos homens. Por isso, o compromisso com Jesus exige que também o fiel esteja disposto a dar a própria vida em favor dos outros.
A Eucaristia é o sacramento que manifesta eficazmente na comunidade esse compromisso com a encarnação e a morte de Jesus.

ORAÇÃO
Pai nosso...
Ave Maria...
Graças e louvores sejam dados a todo momento... (3vezes)
Glória...

CANTO.













PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Padre: Oremos pelo nosso Santo Padre, o Papa FRANCISCO.

Assembleia: O Senhor o guarde e lhe conceda longa vida, torne-o feliz na terra e não o deixe cair sob a ira dos seus inimigos.

Padre: Tu és Pedro (aleluia).

Assembleia: E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. (aleluia)

Padre: OREMOS. Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai propício para o vosso servo o Papa Francisco, que constituístes pastor de vossa Igreja. Concedei-lhe, vos suplicamos, a graça de edificar seus súditos com suas palavras e exemplos, a fim de que, com o rebanho que lhe foi confiado, alcance a vida eterna. Por Cristo, Senhor nosso.

Assembleia: Amém.

Padre: Oremos por nosso bispo Dom...

Assembleia: Que ele permaneça firme e apascente o seu rebanho na vossa fortaleza, Senhor, na sublimidade de vosso nome.

Padre: Tu és sacerdote para sempre, (aleluia).

Assembleia: Segundo a ordem de Melquisedeque.

Padre: OREMOS. Ó Deus que velais sobre o vosso povo com bonda­de e o conduzis com amor, dai o Espírito de sabedoria e a abundância de vossas graças a vosso servo Dom..., nosso prelado, a quem confiastes o cuidado de nossa direção espiri­tual, para que ele cumpra fielmente junto de nós os deveres do ministério sacerdotal e receba na eternidade a recompen­sa de um fiel dispensador. Por Cristo, Senhor nosso.

Assembleia: Amém.

CANTO. Tão sublime Sacramento

Padre: Do céu lhes destes o Pão. (aleluia)

Assembleia: Que contém todo sabor. (aleluia)

Padre: OREMOS. Deus, que neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do vosso Corpo e do vosso Sangue, que experimentemos sempre em nós a sua eficácia redentora. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos sécu­los.

Assembleia: Amém.
Padre concede a bênção com o Santíssimo
LOUVORES
Assembleia:
Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o seu preciosíssimo sangue.
Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar.

Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus Maria Santíssima.
Bendita seja a sua Santa Imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendita seja o nome de Maria Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.

Deus e Senhor nosso protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos, sobre o nosso santo padre, o Papa Francisco, sobre o nosso (arce)bispo, e (seus bispos auxiliares) sobre o nosso Pároco, sobre todo clero sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este (arce)bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular, e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se reco­mendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz Eterna.

Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai.

Deus seja bendito!

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens