Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens


O LETREIRO DA CRUZ

Cruz grande no chão, se possível, do tamanho de uma pessoa. Se for à noite, quatro velas (ou mais) podem ladear a cruz. É uma dinâmica especial para ser rezada na Semana Santa, ou na quaresma, próximo à Semana Santa.
Convidar os jovens a sentarem-se ao redor da Cruz. Introduz-se com uma reflexão sobre a Cruz.
Dica de reflexão: O que significa a Cruz? Disponível em:  <http://nildodemelo.blogspot.com.br/2014/08/o-que-significa-cruz.html>

Depois, seguir com estes passos:
1° Apresentar o letreiro da Cruz:
Coordenador/a: Na cruz de Jesus foi colocado um Letreiro – “Pilatos mandou escrever um letreiro e colocou-o na cruz. Estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. Muitos Judeus puderam ver o letreiro, porque o lugar em que Jesus foi crucificado ficava perto da cidade. O letreiro estava escrito em hebraico, latim e grego. Então os chefes dos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos: “não deixe escrito: ‘O rei dos judeus’, mas coloque: ‘Este homem disse: Eu sou o rei dos judeus.’’’ Mas Pilatos respondeu: “O que escrevi está escrito.” (Jo 19, 19-22).

2° apresentar a dinâmica que iremos fazer:
Coordenador/a: Se fosse você que estivesse lá e fosse incumbido por Pilatos de escrever o epitáfio de Cristo, o letreiro sobre a cruz, o que você colocaria?; como você identificaria Jesus na Cruz?

3° Confeccionar o letreiro. Cada jovem participante recebe caneta/lápis e um pedaço de papel como se fosse uma placa. É convidado a escrever seu próprio letreiro para pôr na cruz de Cristo. Enquanto todos escrevem pode-se deixar a música “Um certo galileu” (Pe. Zezinho) de fundo.
Coordenador/a: Vamos escrever neste papel que recebemos um próprio letreiro para pôr na cruz de Cristo. Cada qual imagine-se sendo incumbido por Pilatos de identificar Cristo e a Cruz naquela sexta-feira, no monte Calvário. Como você apresentaria Jesus Crucificado?; o que você colocaria?; como você identificaria Jesus na Cruz?; o que você gostaria que todos lessem ao mirar Jesus sobre a cruz?

4° Pôr o letreiro na Cruz. Tendo todos confeccionado seus letreiros, são convidados a pôr, um por um, na cruz que está no chão (pode-se colocar em todo o corpo da cruz, não apenas em cima). Cada um deve ler e explicar seu epitáfio, tomando-se cuidado para não inibir ninguém. A fala é importante porque exige a participação ativa de todos. Isso é bom para o grupo e missão dos coordenadores promoverem.
Coordenador/a: Vamos por nosso letreiro na Cruz que aqui temos. Uma só pessoa por vez, aproxima-se da Cruz, mostra o seu letreiro, o lê e nos explica o motivo pelo qual confeccionou este letreio, o que ele significa. Cada um fique bem a vontade e nos partilhe seus sentimentos e convicções. É importante que todos entendam o que cada um/a escreveu.

5° Conclusão. Depois de feito a partilha de todos, a coordenação conclui com uma breve reflexão e convida a cantarem um canto ou refrão.
Coordenador/a: “Nós estamos na Semana Santa (ou próxima dela). O símbolo da Cruz será muito forte. Este encontro nos ajudou a compreendê-lo e também nos desafiou a interpretá-la. Nos desafiou a apresentarmos a cruz e o crucificado com nossas palavras. Vamos levantar esta cruz e cantarmos uma canção que nos ajuda a internalizar este momento bonito de oração e reflexão.
Dicas de cantos: Um certo Galileu (Pe. Zezinho), Mataram mais um irmão (Pe. Zezinho), Vitória, tu reinarás (popular), bendita e louvada seja no céu a Divina Luz (popular)

Rezar a oração do Pai Nosso.
Pedir a bênção de Deus.
Refrão: “No peito e levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus!” (Pe. Zezinho).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)