Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)


 Material: papeis coloridos quadricular 15cm x 15cm (4 cores) (preferência: papel seda
Procedimento: Entrega-se papeis para todos os participantes, se são 40 participantes, 10 papeis azuis, 10 vermelhos, 10 amarelos, dez verdes
1)      Pede para que cada um observe o papel que tem na mão, sem nenhuma marca.
2)      Pede para que chacoalhem e ouçam o barulho
O que significa este papel? Nossa vida.
Quando é que nossa vida é assim, sem marcas, lisinha, com o som da inocência? Quando somos crianças.
Nossa vida fica sempre assim? Não.
Por que? Por causa das marcas que vamos recebendo.
3)      Convido a pensarmos neste momento em maracas difíceis de nossa vida.
Pense num momento em que você sofreu? Amassa um pouquinho deste papel, só um cantinho. Quem gostaria de falar sobre um momento que sofreu?
Agora, pense num momento em que você viu alguém que você ama, sofrendo. Amassa mais um pouco este papel. Quem gostaria de falar sobre este momento?
Pense no dia em que a comunidade, a escola, o país sofreu. Num sofrimento coletivo. Amassa mais um pouco do papel.
Pense num sofrimento atual, numa notícia ruim que você viu. Amassa mais.
E agora, um sofrimento pessoal seu, que você não conta para ninguém. Pensa nisso e amassa bem e amassa todo este papel.
4)      Abre a mão. O que temos?
O que vamos fazer com isso?
5)      Que tal desamassar?! Mas não de qualquer jeito. Vamos desamassar vagarosamente pensando nas coisas boas que aconteceram conosco, com os outros.
Pensa numa coisa boa que te aconteceu, numa coisa muito boa. E desamassa um cantinho da folha. Alguém quer falar sobre essa coisa boa que aconteceu?
Agora, pensa em algo bom que aconteceu com alguém que você ama, alguém da família, amigo, conhecido. Desamassa mais um pouco.
Vamos pensar em algo que aconteceu de bom no mundo, na nossa cidade, escola. Pensa e desamassa. Quem quer mencionar?
Algo bom que você fez? Algo que você fez de bom para alguém. Vamos lá! Desamassa mais um pouco.
Pensa num acontecimento muito bom que mudou sua vida, te trouxe tanta alegria. E desamassa tudo, bem desamassado.
6)      Agora põe sobre tua mão este papel. Como ele está? Cheio de marcas.
Balança ele! Cadê o barulho? Não tem mais?
7)      Põe sobre a palma da mão novamente. Olhe para as marcas da sua vida. Tente identificar as marcas das coisas boas e das coisas difíceis que aconteceram. Observa as marcas mais fortes e as mais leves.
O que vamos fazer com este papel? Jogar fora? Não. É a nossa vida.
8)      Que tal você dobrarem ao meio?! Isso, ao meio!
Agora dobra ao meio novamente! Passa bem o dedo para ficar bem dobrado
Agora, abra!
Que sinal, mais forte do que todos, a gente vê? Sinal de adição, da cruz...
Vamos dizer que é o sinal da cruz.
Significa o que? Nossa fé, o amor de Deus      
Este deve ser o sinal mais forte em nossa vida. O sinal de Deus, da nossa fé, da amizade com Ele. O Sinal do Amor de Deus que é sem limites, que não condena nem desiste de ninguém. O sinal da fé que nos faz amara a todos e construir um mundo melhor, nos torna pessoas melhores.
9)      Agora então vamos recortar em quatro partes este papel, seguindo os sinais que fizemos quando dobramos. Vamos lá, pessoal. Todo mundo recortando.
E agora que está recortado, o que vamos fazer?
10)  Vamos partilhar! Quando temos marcas muito boas ou marcas exigentes, na partilha encontramos o gosto certo para tudo - para viver a alegria, para vencer o sofrimento.
Cada um precisa ficar com quatro cores em sua mão, um papelzinho seu e três de outras três pessoas. Vamos lá! Vamos partilhar! Vamos trocar!
11)  Agora que cada um tem estas quatro folhas, observe cada uma delas. São as marcas na vida de cada pessoa. Imagina as marcas boas, as felicidades, as conquistas. Imagina também os momentos difíceis, as dificuldades. Em tudo isso, presente a presença de Deus que ama e abençoe. Muito respeito para com as marcas da vida de cada pessoa, de cada colega.
12)  E o que vamos fazer com estes retalhos de vida? Vamos construir com eles nossa história. Convido cada um a colocar uma folha em cima de outra com os cantos para fora, uma sobre a outra na palma da mão. Agora, vamos pôr o dedo bem no meio e pegar em baixo, de forma a formar uma flor. Sim vamos formara uma flor com estes pedaços de papel que representam nossa vida e a história que estamos construindo.
13)  E agora temos uma flor. Representa a beleza de nossa vida, marcadas por tantos acontecimentos, por coisas boas e coisas difíceis. Mas, acima de tudo, marcada por Deus que nos ensina a partilhar e ir ao encontro do próximo. A vida é bonita porque é marcada por tudo o que vivemos. Muitas marcas recebemos, outras, nós mesmos fomos seus autores. Entretanto, à medida que vamos partilhando, que vamos acolhendo o outro com suas marcas diferentes tudo vai ficando amis bonito. Ninguém é feliz sozinho. Alegrias e tristezas fazem parte da vida de todo mundo. Mas não são as marcas que definem nossa vida. Somos nós, em parceria com Deus, que definimos o que vamos fazer com as marcas em nossa vida.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens