O Sacramento do Batismo


Era um dia comum que tornou-se extraordinário. Jesus aproximou-se de João Batista, entrou no rio e quis ser batizado. O que João fazia era um rito para o perdão dos pecados. Jesus, mesmo sem pecado, faz-se irmão de todos no novo caminho que João propunha. Sim, João propunha o início de um caminho. Jesus seria O Caminho, mas ali se coloca no caminho com todos. Foi batizado.
No final de sua missão, Jesus dá uma ordem a seus discípulos: “vão e batizem a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19). Talvez, eles se recordaram do batismo de João, mas entenderam que este batismo era diferente porque era no Espírito. A vida de Jesus seria comunicada e assumida por todos os que dissessem sim ao projeto de vida deste Deus que se fez humanidade num lugarejo da terra, abraçando nossa condição para nos conduzir à salvação. Jesus instituiu o Batismo e assim se chama ‘por causa do rito central com que se realiza: batizar (baptizeis,em grego) significa “mergulhar”, “imergir”. A “imersão” na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como “nova criatura” (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15)’ (CIC, 1214).
Nós quando somos batizados participamos da nova vida que vem de Jesus, é Jesus e nele está. Tornamo-nos filhos de Deus como Jesus seu filho é; tornamo-nos irmãos de Jesus, templo e habitação do Espírito Santo, herdeiros das promessas de Deus. Somos mergulhados em Cristo e nascemos para uma vida nova. Vida esta que só a natureza não poderia nos conceder, a vida sobrenatural, a vida do próprio Cristo.
O Batismo nos insere na mesma missão de Jesus. A água marca a lavagem das coisas do mal, herdadas ou adquiridas voluntariamente, que poderiam nos seduzir. Simboliza, sobretudo, a morte e ressurreição de Cristo. Nas antigas comunidades o Batismo ocorria numa piscina, onde a pessoa era mergulhada representando Jesus que foi sepultado e ressurgiu para a vida nova. O sinal da Cruz é o sinal dos Cristãos. Na cruz está a maior prova de nossa salvação: Deus morreu por nós em Jesus de Nazaré. A cruz é o amor que nos salva, é o amor que se tornou nossa missão.  O óleo marca o selo de Deus em nós, a missão que ele nos confia, o seu Espírito que nos penetra. Antes do batismo, o óleo dos catecúmenos nos traz a força de Deus. Após o batismo, o óleo do crisma nos consagra para participarmos da missão do Cristo, sacerdote, profeta e rei. A roupa branca simboliza a nova vida, que o batizado está revestido de Cristo. A vela acesa significa a luz que Cristo é; também, a luz que Cristo nos faz para o mundo. O sal, o desafio de ser a diferença segundo o evangelho.
O Batismo é o sacramento porta da Igreja. Depois dele, nós estamos inseridos totalmente em Cristo, temos a salvação e vivemos em fraternidade. Há pessoas que não puderam conhecer a beleza deste dom, nem fazer o discernimento do caminho da caridade que o Batismo apresenta ou, mesmo, não valorizaram este dom precioso. Mas aqueles que o fizeram vivem de modo diferente. A vida ganha novo sentido, pois, a partir dele, Jesus e o batizado são só uma pessoa e isto muda todas as nossas perspectivas.
Sim, para viver uma vida nova é que serve o Batismo. Esta vida nova é a vida de Cristo, por Cristo e em Cristo. Ele viveu o mais lindo viver. Ao batizado não é reservado nada menos. Iluminados pela vida do Senhor, somos chamados a viver o amor na radicalidade. Amor que dá a vida para que a vida seja dada a todos. Amor que rompe as estruturas do mundo para saciar a todos de amor e de paz, de pão e de luz. Somos o corpo de Cristo que cuida do mundo. Mas a lógica de nossa ação vem do Senhor. Seu Espírito nos anima e inspira. Ele é a alma de nossa fé. O Batismo faz de nós sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14). Acima de tudo, irmãos. E, como família de Deus, filhos muito amados, somos os mensageiros da mais plena verdade: existe um amor que nos salvou, existe uma pessoa que deu a vida por nós, Jesus. Ele agora vive, vive em nós e nós nele vivemos. Por isso, damos nossa vida para que o mundo seja melhor, para que a felicidade seja o dom de todos, para que a salvação seja comunicada sempre. Somos arautos da caridade, da bondade, da compaixão que encontramos no coração de Deus. O Batismo nos fez e nos faz assim. Somos cristãos. Somos Cristo que anda sobre a terra. Somos chamados a ter os mesmos sentimentos e as mesmas atitudes que Ele tem (Fl 2, 5).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens