Dinâmica Vocacional para Ordenação Presbiteral


Material: Uma faixa branca em forma de estola, canetas, bloco de anotação com adesivo.

1)      Na reflexão, um membro da Equipe Vocacional fala do chamado que Deus nos faz e, em especial, da vocação religiosa e presbiteral.

2)      Após essa introdução, outro membro da Equipe Vocacional toma nas mãos a faixa branca em forma de estola e pergunta ao povo o que aquele símbolo faz lembrar. Provavelmente, o povo responderá que “a estola do padre”.

3)      Continua-se, então, dizendo o que a estola significa:
a)      a autoridade do padre ao conferir os Sacramentos e conduzir a comunidade;
b)      significa a cruz de Cristo que o padre deve carregar sobre os ombros;
c)      e, por fim, significa que o padre está unido a Deus como Cristo esteve unido à vontade do Pai na cruz.
 
4)      Um terceiro membro da Equipe Vocacional pergunta ao povo: “O que o padre representa para a comunidade?”. Entrega a alguns jovens da comunidade um bloco de anotações com adesivo onde eles irão escrever as respostas do povo.

5)      Instiga a comunidade a responder, muito livremente. Enquanto os jovens vão anotando cada frase ou palavra nas folhinhas do bloco.

6)      Após o povo dizer e os jovens escreverem, então se fixa todas as frases ou palavras na faixa branca em forma de estola, segundo criatividade deles (incentivar a criatividade: colocar os papeis em forma de cruz... ).

7)      Lê-se os papeizinhos colados na estola.

8)      Então, um casal ou família, reveste o diácono com a faixa branca em forma de estola. Canta-se: “Reveste-me, Senhor”.

9)      O Diácono ordenando fala de como pretende viver aquelas coisas que a comunidade disse (sobre o que o padre representa para a comunidade).

10)  Se necessário, alguém da equipe encerra a reflexão.


Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens