É lindo ser católico


Amamos, adoramos e servimos ao Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Obedecemos à Bíblia, Palavra de Deus, que inspira tudo o que somos e fazemos.

Nascemos no Batismo: somos filhos de Deus.

Como família nos encontramos no Domingo e celebramos o mistério pascal do Senhor, fonte da nossa vida nova.

Nos alimentamos da Eucaristia, que é o próprio Jesus no véu do sacramento.

Temos a cruz como nosso maior símbolo. Nela, por amor de nós, Jesus se entregou.

Seguimos a Jesus, que nos ensinou a chamar Deus de Pai, que o Pai constituiu nosso intercessor e que, com o Pai, nos enviou o Espírito Santo, vida da Igreja.

A mãe de Jesus é também a nossa mãe. Ele no-la deu na cruz. Não nos cansamos de homenageá-la, em virtude do seu filho.

Temos uma rica pedagogia da fé que se expressa por palavras, imagens, ícones, gestos e orações. Não adoramos as imagens: servimo-nos delas.

Para nós a vida humana é sagrada, única e irrepetível, desde a concepção até a morte natural.

Sobre nossas orações: elas são de louvor, agradecimento, pedido de perdão e súplica. São cantadas, faladas, dialogadas e também silentes.

Se pecamos, a Confissão nos devolve a pureza do Batismo. As lágrimas do arrependimento, como as águas do Batismo, nos lavam do pecado.

Nosso grande dom e nossa maior lei é o amor. Ele é também o nosso testemunho e a nossa salvação.

A esperança na vida eterna nos livra do desespero nos dias passageiros. Sabemos que, depois daqui, existe um depois. E esse depois é o próprio Deus.

Cremos na intercessão dos santos, irmãos que, vivos no céu, continuam a fazer o que na terra fizeram: amar e ajudar.

Somos todos iguais, mas temos ministérios diferentes. O Papa é o doce Cristo na Terra, rocha firme da nossa fé e ponto universal de unidade. O respeitamos por ter a autoridade de Pedro e ser o vigário de Cristo. Os bispos são os sucessores dos Apóstolos, guardam e confirmam a fé da Igreja. Os padres são aqueles que os apóstolos designaram para cuidar das comunidades: ensinam, conduzem e administram os sacramentos. As religiosas e os religiosos são os que se consagram especialmente a Deus. São sinal de total entrega ao Senhor e ao Seu Reino. Os leigos são os batizados que vivem no mundo testemunhando a fé, constituindo família, envolvendo-se nas várias esferas sociais como fermentos da Boa Nova de Jesus. Também desempenham ministérios nas comunidades.

Jesus é-nos sempre próximo. O servimos em cada irmão, de forma especial, nos mais pobres e necessitados.

E nosso nome "katholikos" quer dizer, “universal”, “para todos”. Somos a casa e a família de portas e braços abertos para todos.

 

É lindo ser católico! E se você não tem encontrado essa beleza, eu lhe convido a aproximar-se. Os olhos da alma e os ouvidos do coração merecem uma chance. Aproxime-se pra valer. E então, algo muito especial vai acontecer em você. Creia, ouse, permita-se ser encontrado por Jesus aqui em nossa casa, em nossa família – na Igreja Católica.

 

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

 

 

Comentários