Tríduo do Sagrado Coração de Jesus

TRÍDUO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

[ 1ª Meditação: O Sagrado Coração na Palavra ]

 

Jesus é a Palavra do Pai. Por meio de Jesus, que é a Palavra, Deus tudo criou. Por isso, o Coração de Jesus está em todas as coisas criadas, ou seja, o seu amor abrange toda a Criação e toda criatura.

Nas Sagradas Escrituras, Palavra de Deus, o Coração de Jesus está presente. Deus nos amou em cada fato da Bíblia, nos mandamentos, nas profecias, na sabedoria e na Encarnação do Salvador, bem como na missão dos Apóstolos e nos passos da Igreja.

Se queremos ter uma experiência com o Coração Sagrado de Jesus, precisamos ler e meditar a Palavra de Deus na Bíblia. Ali se encontra a revelação do amor de Nosso Senhor, o seu Sagrado Coração.

Quando uma grande tristeza nos invade, leiamos a Palavra, ouçamos Deus que nos conforta e fortalece. Quando uma grande alegria nos chega, leiamos a Palavra, ela é a fonte de toda verdadeira felicidade. Em todos os momentos da vida, estejamos em comunhão com a Palavra, luz dos nossos passos. E sentiremos sempre o Senhor nos amando e nos conduzindo.

O Sagrado Coração de Jesus está na Palavra. Ele mesmo, Jesus, é a Palavra. Assim, ser devoto do Sagrado Coração de Jesus é ser íntimo da Palavra de Deus e deixar-se ser guiado por ela.

 

Pe. Nildo Moura de Melo OSFS

 

 

TRÍDUO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

[ 2ª Meditação: O Sagrado Coração Encarnado ]

 

Deus sempre nos amou de todo coração, até mesmo antes de nos criar. Quando o Filho, encarnou-se tornando-se um de nós, Seu coração assumiu a condição de amar humanamente.

O Coração de Jesus é o coração de Deus amando conforme ama o coração dos homens. E assim, nos ensinou que todo ser humano pode amar como Deus ama, a ponto de doar a sua vida.

Jesus aprendeu a amar. Maria e José foram os primeiros mestres. Do amor que recebeu dos pais, formou o seu amor por toda humanidade, sendo ele um de nós. O autor do amor aprendeu amar conforme ama sua criatura. Que lindo!

João Batista, cuja solenidade hoje celebramos, ainda no ventre de Isabel, reconhece o Coração de Jesus no ventre de Maria Santíssima. Deus tem um coração humano. E, em Jesus, o ser humano tem um Coração divino. João preparou o caminho de Jesus. Seu nome significa "Deus é misericordioso", por isso, os pais não abrem mão de que se chame "João". Misericordioso é o Coração do Deus do qual ele é o profeta precursor.

O Coração de Jesus encarnado amou-nos a partir do nosso amor humano. E no verdadeiro amor humano está o amor divino. Ensinou-nos que podemos amar como Deus ama e que Ele sempre nos ajudará nesse caminho do amor, pois conheceu bem as dificuldades e alegrias que temos no exercício do amor.

Jesus, amor eterno do Pai do céu. Jesus, coração humano igual a nós.

 

Pe. Nildo Moura de Melo OSFS

 

 

TRÍDUO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

[ 3ª Meditação: O Sagrado Coração é nossa esperança ]

 

O Sagrado Coração de Jesus é a esperança do povo cristão e de todo pecador em particular. Quando nos perdemos de seu rebanho, quando somos do rebanho afastados, quando nos perdemos como rebanho, sabemos que o seu Coração sentirá a nossa falta e que Ele virá atrás de nós. Conservamos em nosso coração as palavras do Bom Pastor: “vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente e vigiar a ovelha gorda e forte” (Ez 34, 15).

Aquele que é a Palavra pela qual Deus nos criou, Aquele que se fez um de nós é o Mesmo que nunca se esquece de nós. Sabemos convictamente pela fé: o Coração Sagrado de Jesus, aberto no alto da Cruz, não nos esquecerá jamais, jamais!

Todo pecador espera a misericórdia Dele e sabe que ela é certa. Todo pai e toda mãe, esposo-esposa, filho-filha, irmão-irmã, amigo-amiga espera que este Coração faça pela pessoa a qual ama o que não conseguimos fazer. É o coração de Jesus que nos livra do desespero. Mesmo quando se esgotam os recursos, quando se acabam as palavras, quando se terminam as possibilidades, buscamos este Coração que pulsa na eternidade e sabemos que Ele pulsa por nós.

O Sagrado Coração é nossa esperança. Ele ama o Pai do céu e nos ama. Nele, com Ele, amamos o pai do céu e o nosso próximo. Quanto mais longe estivermos, mais sujos ou machucados, mais Ele nos procura. E quando nos encontra não é para repreender, não é para questionar, não é para nos punir: é para nos levar de volta e fazer festa. Mesmo que nossa vida esteja um vale de lágrimas, no Coração de Jesus temos esperança de que um dia tudo será festa. A esperança da humanidade tem um nome: é o Sagrado Coração de Jesus!

 

Pe. Nildo Moura de Melo OSFS

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens