O amigo Pedro



Jesus amou a todos, mas fez amizade com poucos. Dentre estes, o amigo Pedro. Impetuoso, gênio forte, medroso, oscilante, rápido para reagir e lento para pensar; aventureiro, líder, homem de fé, companheiro e disposto a aprender. Entre as virtudes e fragilidades, tinha algo que cativava Jesus: Pedro estava sempre próximo. Queria até mesmo proteger Jesus, quando na realidade era ele que precisava de proteção.

De Jesus temos só qualidades para listar. Mas até as qualidades podem ser incômodas. E quantas vezes Pedro se viu incomodado! Só que sempre deu uma chance para que as virtudes de Jesus se tornassem também as suas. Conhecendo Jesus, podemos dizer que também se deixou tocar por Pedro. A amizade do pescador lhe foi um presente do Pai.

Como toda amizade, houveram as crises. A maior delas, a negação de Pedro. Jesus entendeu que o medo da dor e da morte roubaram dele o amigo, por isso não o condenou. Após a ressurreição, buscou seu amigo lá na vida infrutífera que levava. E a única pergunta, repetida três vezes, que Jesus a ele fez foi: “tu me amas?”. Essa é a pergunta que realmente vale a pena a ser feita e a ser respondida a um amigo. Amizade não tem outra fonte senão o amor. Tudo se resume no amor. O amigo é aquele que eu amo.

Neste dia do amigo, pensemos nessa amizade de Jesus e Pedro. E aprendamos com ela. Cultivemos essa proximidade deles dois, cultivemos esse desejo de um ajudar e proteger o outro. Saibamos dar o tempo e os espaços necessários. Saibamos perdoar e recomeçar quantas vezes for preciso. Sejamos fieis, pacientes, não desistamos dos nossos amigos. Aproveitemos as qualidades para crescermos como ser humano. E tenhamos amigos que nos ajudem a cumprir a missão que Deus nos confiou nesse mundo. Talvez seja essa a maior característica da amizade de Jesus e Pedro, por isso, também, a grande característica que devemos procurar em nossas amizades: gente que nos ajude a cumprir a missão que Deus nos confiou nesse mundo. Por fim, amemos os nossos amigos e nos deixemos amar por eles. O amor é, para tudo, a resposta. O amor dá sentido à nossa vida.

Feliz Dia do Amigo, meus amigos! Obrigado pela sua amizade.

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens