Quem morreu não está lá atrás, mas na frete, esperando-nos


Quem morreu não está lá atrás, naquele dia, naquele lugar e naquela hora em que tudo acabou. Não está lá! Está na frente, com Cristo, na eternidade, esperando-nos. Está no céu, esperando-nos com amor. Então, não podemos ficar estacionados no momento em que perdemos quem mais nós amávamos. Não é certo que nos enraizemos naquele dia e naquele lugar em que tudo escureceu, porque a luz de nosso viver havia ido. É preciso olhar para frente, é preciso ir ao encontro de quem nos espera e levar coisas bonitas para lhe mostrar. Quem partiu não está dormindo, não está inconsciente, não acabou, não está morto: está vivo, amando-nos, feliz, ajudando-nos, ESPERANDO-NOS.


Imaginemos que nossa vida seja um álbum de fotografias. E que tudo o que vivemos está ali registrado. Quando nos encontrarmos com quem amamos, o que queremos lhe mostrar? Certamente coisas felizes, ainda que estejam regadas pelas lágrimas da saudade, feridas pelos espinhos das dúvidas, misturadas com as cores da solidão. Como será bom poder mostrar coisas boas a quem tanto nos espera!

No céu, nossos amados nos esperam para que no dia do nosso reencontro possamos lhe mostrar o álbum de fotografias da nossa vida. Como será lindo esse diálogo! Como será feliz esse encontro!

“– Ah, meu filho! Quando você partiu, prometi que nunca mais iria pintar a nossa casa, porque você era a vida dela. Sem você nada mais tinha graça. Mas mudei de ideia, pintei nossa casa, a renovei. Olha, nessa foto, como ela ficou linda! Da sua cor preferida. É uma homenagem da mãe para a sua alegria.”

“- Decidi, minha mãe, que nunca mais iria comemorar meu aniversário. Mas então lembrei do quanto a senhora gostava de celebrá-lo. E por amor a você, depois de ter chorado muito, celebrei uma festa. Eu chorei muito naquele dia. Queria seu abraço, queria seu bolo, seus salgadinhos (que são incomparáveis!), mas depois eu celebrei. Fiz festa por causa da senhora. Veja, aqui na foto, veio todo mundo que a senhora ama. Olha a tia, com a bolsa que ela não larga. Esse aqui é o João comendo tudo o que via pela frente. Esse é o André, camisa do grêmio! Aqui é a Ana, fazendo uma oração para agradecer minha vida... aqui, todos cantando “parabéns’. Sei que a senhora nos acompanhava do céu.”

“- Briguei com Deus, meu pai, porque pensava que Deus não fez nada para lhe socorrer. Decidi não mais rezar nem participar das coisas de Deus. Ele não merecia. Até que um dia senti no meu coração algo inexplicável, o consolo do Espírito Santo. E aqui está esta foto: voltei para a Casa Dele, voltei ajudar na comunidade, pois sei que Ele fez pelo senhor o que eu não pude fazer: acolheu em casa, lhe deu a vida eterna. Olha aqui o foto de quando eu estava lendo na missa...”.

“- Meu amor, eu tentei desistir da vida. Nem isso eu consegui. Pensei que os meus dias seriam só tormento, de tanto que sentia sua falta. Mas alguém me disse que era preciso me preparar para ir ao seu encontro levando coisas boas para contar. Passei, então, a ajudar as pessoas, porque comecei a ver o seu sorriso no sorriso delas, o brilho dos seus olhos nos olhos de quem eu contemplava. Não podendo fazer nada por você, decidi fazer por quem Deus colocava em meu caminho. Esta foto é dos abraços que dei esperando o teu abraço, do sorriso que retribui esperando ver o seu sorriso, da ajuda que ofereci imaginando estar ajudando você. Na criança que embalei, lhe imaginei criança; no idoso que escutei, imaginei você idoso; no motorista do carro quebrado, vi você precisando do meu socorro; quando terminou o café da vizinha e ela me pediu emprestado, pensei em você pedindo pó para fazer um cafezinho quente ai no céu. Deus tinha chegado sem avisar, você queria oferecer-lhe um cafezinho.”

Quem morreu não está no evento da morte: está em Deus, esperando-nos. Não está lá atrás, no golpe que o levou. Está lá na frente, com Deus, no céu. Caminhemos ao seu encontro. E quando chegar a nossa hora, quando também fizermos a passagem, veremos que valeu a pena ter vivido como quem ia ao encontro de quem nos esperava. Levemos nosso álbum cheio de coisas bonitas. Ainda que seja exigente, façamos dos nossos dias uma homenagem a quem nos espera. E preparemos as fotos mais lindas para lhes mostrar. Eles querem vê-las. Eles também esperam esse momento. Amém!

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens