Aos casais em dificuldade


Não duvidem do amor. Essa desconfiança é nociva. Às vezes parece que acabou, mas na verdade, está apenas nublado. O amor continua ali, apesar das nuvens carregadas.

 

Recomecem. Não adianta simplesmente continuar. Não deu certo do jeito que vem sendo. Então, recomecem: tudo novo de novo. Tentem.

 

Reconquistem-se. Uma flor, a comida preferida, um presentinho surpresa, o tempo gratuito de conversa, pôr a música que o outro gosta...; um elogio, um agradecimento, um pedido de desculpa... Tudo ajuda.

 

Rezem juntos. Parece pouca coisa, mas é essencial. A oração é mais íntima que a cama. De mãos dadas, agradeçam o alimento e a saúde. Abençoem-se ao acordar e ao deitar. Abençoem seus filhos, sua casa, suas coisas. Vão junto à missa. Não existe casal em crise quando rezam juntos, contando a Deus seus medos e suas vitórias, sua gratidão e sua súplica. A união com Deus conserva a união do casal e da família.

 

Combinem o que farão em casa. Não deixem que as tarefas ditem o ritmo isolado de cada um.

 

Recordem. Dêem marcha ré no coração. Olhem juntos o álbum de fotografias da família. Recordem momentos felizes, sonhem com novos momentos.

 

Descansem. Repor as energias juntos é tão importante quanto trabalhar juntos.

 

Planejem: as coisas, os dias, os momentos, o uso do dinheiro. Comecem pelo fim de semana. O que faremos em casa?, quem visitaremos?, em que horário iremos à missa?, que comida faremos para quem vier nos visitar?, aonde iremos brincar com as crianças?

 

Sonhem juntos, almejem juntos, tenham as mesmas razões para viver.

 

Brinquem: entre vocês e com as crianças. Contem histórias aos filhos, inventem brinquedos; não substituam tudo, mas reformem juntos as coisas em casa.

 

Reivindiquem sua Carta de Alforria do celular. Não tenham medo desse carrasco. Não permitam que esse aparelhinho roube o tempo que é dos seus filhos e do seu cônjuge.

 

Deixem as amizades que lhes afastam dos propósitos e valores do casal.

 

Deixem os lugares que contaminam a união do casal.

 

Sejam sempre companheiros. O companheirismo é o grande sabor da vida conjugal.

 

Deus os abençoe, queridos casais! Rezo por todos.

 

Pe. Nildo Moura de Melo OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens