Parabéns, Palmeira das Missões

A Paróquia Santo Antônio parabeniza Palmeira das Missões pelos 150 anos de sua emancipação.
Nascida como Vilinha e Vilinha da Palmeira, registrada como Santo Antônio da Palmeira, depois Palmeira, por fim, Palmeira das Missões, esta terra celebra hoje 150 anos de sua emancipação. Habitada pelos irmãos indígenas, conheceu a presença dos jesuítas. Tempos depois, tornou-se região de passagem dos tropeiros (que vinham da fronteira com o Uruguai com destino a São Paulo) e ofereceu guarida aos que aqui decidiram ficar. Hoje é solo sagrado de brasileiros e estrangeiros de todos os lugares. Berço da erva-mate, terra do Carijo da Canção Gaúcha, de um povo trabalhador, solidário e hospitaleiro, da agricultura pujante e de uma geografia privilegiada, é também abençoada por uma fé genuína e valente.
Há 200 anos recebeu sua primeira igrejinha, a capela Nossa Senhora do Rosário. A Vilinha subiu a colina e edificou a Capela Santo Antônio, posteriormente, igreja matriz. A Paróquia, criada em 1857, como Freguesia de Santo Antônio, emprestou o nome de seu padroeiro ao município nascente. Terra também da devoção ao Bom Jesus, seja o da cruz da matriz ou o do Espinilho (terceira capela), Palmeira assina “Missões”. A fé é um fio contínuo e ininterrupto do povo que compõe essa história tão bonita.
Alicerçados nesta mesma fé, também em comunhão com os que creem diferente de nós, chorando e solidários com o Rio Grande do Sul sob a devastação das chuvas, rogamos as mais copiosas bênçãos sobre o nosso município e o seu povo. O mesmo Deus que fez este solo fecundo, que criou as nascentes mais límpidas, que desenhou nossas coxilhas, que nos deu um pôr do sol deslumbrante, que fez as estações com espetáculos multifacetados; Ele, que deu a intuição aos primeiros palmeirenses para escolherem este pago; Ele que aqui chora quando o mal tem chance e atuação; Ele que sorri com cada criança nascida e com a vitória do bem; Ele que nos deu Antônio como padroeiro e a Senhora do Rosário como pioneira e mãe; Ele que se fez chamado de “Bom Jesus”; Ele que acompanhou os Beatos Manoel e Adílio; Ele faça próspera essa terra e feliz o seu povo.
Rogai por nós, Santo Antônio da Palmeira. Rogai por nós, Beatos Manoel e Adílio. Intercedei por este povo, Senhora do Rosário. Abençoai-nos, Bom Jesus da Palmeira, hoje e sempre. Amém.
Parabéns, Palmeira das Missões! Feliz Sesquicentenário! Paz e prosperidade!
Palmeira das Missões, 06 de maio de 2024.
PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO
Padres, lideranças, comunidades, pastorais, movimentos e serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica sobre Vocações

Roteiro de orações para procissão de Corpus Christi