Dinâmica sobre o Livro do Profeta Ezequiel



MATERIAL:
Pasta americana (massa de açúcar decorativa de tortas)

RECURSOS: Pessoas de túnica. Música instrumental

 

DINÂMICA

O animador convida a todos para um momento de silêncio.

ANIMADOR: Queridos amigos, vamos conhecer a experiência do profeta Ezequiel, a experiência de sua vocação, a experiência do seu chamado.

Inicia a música instrumental.

Então, pausadamente faz a leitura de EZEQUIEL 2, 8 - 3, 4.

ANIMADOR: Certa mão se estendia para mim com um rolo de pergaminho. A mão desenrolou o pergaminho diante de mim: estava escrito por dentro e por fora, o que nele estava escrito eram lamentações, gemidos e gritos de dor. Ele me disse: “Criatura humana, coma isso; coma esse rolo, e depois vá levar a mensagem para a casa de Israel”. Então eu abri a boca e ele me deu o rolo para comer. E continuou: “Criatura humana, que seu estômago e sua barriga se saciem com este rolo escrito que estou lhe dando”. Eu comi e pareceu doce como mel para o meu paladar. Depois ele tornou a falar: “Criatura humana, vá procurar a casa de Israel para levar-lhe a minha mensagem.

Após um momento de silêncio, repete a leitura.

ANIMADOR (ou outra pessoa): Certa mão se estendia para mim com um rolo de pergaminho. A mão desenrolou o pergaminho diante de mim: estava escrito por dentro e por fora, o que nele estava escrito eram lamentações, gemidos e gritos de dor. Ele me disse: “Criatura humana, coma isso; coma esse rolo, e depois vá levar a mensagem para a casa de Israel”. Então eu abri a boca e ele me deu o rolo para comer. E continuou: “Criatura humana, que seu estômago e sua barriga se saciem com este rolo escrito que estou lhe dando”. Eu comi e pareceu doce como mel para o meu paladar. Depois ele tornou a falar: “Criatura humana, vá procurar a casa de Israel para levar-lhe a minha mensagem.

Após um momento de silêncio, o animador faz a reflexão.

REFLEXÃO: O profeta Ezequiel recebeu a Palavra de Deus como um alimento.  Para anunciá-la, ele a terá presente em todo o seu ser.  A Palavra de Deus não pode ser algo externo a nós, mas deve habitar as nossas entranhas, estrar gravada em nosso coração, ser o alimento da nossa alma, afim de que a anunciemos inteiramente.  Pelo batismo, todos temos a graça de sermos profetas e profetizas, somos escolhidos para viver e anunciar a santa Palavra de Deus. Vamos nos alimentar desta Palavra, sentir a doçura que possui, fazê-la presente em todo o nosso ser e anunciá-la como Palavra de Esperança às nossas comunidades e a cada irmão e irmã.

 

Concluída a reflexão, o animador convida:

ANIMADOR: Queridos amigos, vamos viver a experiência do profeta Ezequiel, a experiência de sua vocação, a experiência do seu chamado.

Entra a pessoa (ou as pessoas, dependendo do número de participantes) trazendo num recipiente os rolinhos de pergaminhos de pasta americana.

ANIMADOR: Pensemos em nossa missão, de forma especial, na missão que desenvolvemos na comunidade. Fechemos os olhos com serenidade. Somos Catequistas, Ministro Extraordinários da Comunhão Eucarística, membros do Conselho, da Liturgia, do Canto, da Limpeza e da Organização, de uma Pastoral, de um dos nossos movimentos. Temos uma missão na Igreja. Talvez você ainda alguns de nós esteja descobrindo a sua missão. Imaginemos o Senhor nos chamando para essa missão, dizendo o nosso nome, dizendo “Eu preciso de você!”. Ouçamos Deus nos dizendo: “Eu preciso de você! Seja profeta! Seja profetiza!

E agora sintamos o Espírito Santo soprando em nós, nos levantando, nos consagrando. Imaginemos uma mão, a mão de Deus estendida sobre nós e o Senhor nos dizendo: “Eu lhes entrego a minha palavra. Vão anunciar a minha palavra. Comam a minha palavra. Estou te entregando um rolo, aí está a minha palavra. É a minha palavra que eu lhes entrego. não é qualquer palavra. Eu preciso de vocês. Vocês são minhas profetisas. Vocês são meus profetas.

Momento de silêncio.

Digamos juntos: “Obrigado, Senhor, por escolher a mim, pela missão que me deste. Eu aceito. Eu quero comer a tua palavra. Eu quero nutrir-me da tua palavra. Que a tua palavra alcance a minhas entranhas e esteja em todo o meu ser. Amém.

Aproximemo-nos para receber rolo da Palavra. Amigos, vocês receberão essa palavra. Receberão na mão. Ao receberem, voltem com ela na palma da mão e permaneçam em pé.

Em fila, os participantes vêm receber os rolinhos de pergaminhos (de pasta americana). O mantem sobre sua mão. Pode-se usar a música Santo Livro (Pe. Zezinho) neste momento). Terminada a entrega dos pergaminhos, o animador continua.

ANIMADOR:Então eu abri a boca e ele me deu o rolo para comer.”

Levemos a boca este pergaminho e comampos, como se o Senhor estivesse nos entregando. E continuou: “Criatura humana, coma esse rolo e depois vai levar a mensagem para casa de Israel. Então eu abri a boca e ele me deu um rolo para comer. E continuou: “Criatura humana, que seu estômago e sua barriga se saciem com esse rolo escrito que estou lhe dando.” Eu comi e pareceu doce como mel para o meu paladar.

Diz aos participantes.

Podemos comer este rolo como quem está saboreando a palavra de Deus.

Os participantes comem vagarosamente.

O profeta Ezequiel sentiu que era doce. Sintamos essa doçura, sintamos a Palavra de Deus dentro de nós.  “Coma esse rolo e depois vai levar a palavra dessa mensagem.” A palavra de Deus é doce e nós que comemos a palavra de Deus precisamos levá-la ao mundo inteiro.

 

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens

Dinâmica sobre Vocações