São José, o homem da vida bagunçada

 Gosto de pensar em São José como o homem da vida bagunçada. Não que ele tenha bagunçado sua vida, ele não era de fazer essas coisas. Quem bagunçou foi Deus.

Me explico. José era um homem justo, bom, trabalhador, feliz. Tinha sua profissão, sua carpintaria, sua clientela e boa fama entre todos. Amava sua Maria e ela amava ele. Sonhava em ter vários filhos com ela, ensinar sua profissão, construir uma história parecida com a de seu pai e de seu avô. Estava tudo organizado: a sua casa, a sua carpintaria e a sua Maria. Mas, um belo dia, sua noiva Maria vai para casa de Isabel sem avisar. Pouco tempo depois manda contar que está grávida. Bagunçou tudo!
Só que ainda dava tempo de concertar e um Anjo deu uma mãozinha. Então ele entendeu e aceitou a situação. Sim, não será mais pai de sangue de uma descendência, mas está tudo bem. Irá oferecer o melhor ao filho de Maria, ao Filho de Deus e seu filho. Ledo engano. No dia do nascimento, estão em Belém. E, aquele que construía casas, não encontrou uma para sua amada; aquele que construía lindos berços precisará oferecer uma manjedoura para o seu filho. Que bagunça!
Mas, enfim, o Menino nasceu. "É sadio, forte e Maria está bem. Voltaremos a Nazaré", pensou José. Só que não! De Belém é preciso fugir para o Egito. Herodes quer matar o menino. Lá não tem amigos, não tem parentes e ninguém conhece o seu trabalho. Terá que começar do zero. Começou! Depois de dois anos, quando já se estava bem estabelecido, o Anjo aparece em sonho e ordena: "pega a mãe e o menino e volta para Nazaré". Lá vai José. Que bagunça essa vida! Aquele que concertava tudo, via sua vida sempre bagunçada.Não podemos esquecer o dia em que Jesus se perdeu no Templo e foi uma bagunça só até achar esse jovenzinho. Ainda bem que José tinha a paciência de quem é experiente em concertar. Paciência e perseverança eram substantivos em sua vida. Acharam o Menino e o levaram para casa. No caminho, vão concertando o passos do curioso e ousado filho.
É! Deus bagunçou muitas vezes a vida de José. Mas a bênção é que ele logo entendeu: "Deus bagunçou a minha vida para concertar o mundo. Por isso, o filho Dele será como eu, carpinteiro. Com o Madeiro, concertará o mundo inteiro."

Nem sempre, quando nossa vida está bagunçada, é falta de zelo de Deus para conosco. Pode ser que Ele só esteja concertando alguma coisa que nem nos demos conta. São José nos ensina isso. Foi o homem da vida bagunçada. Mas, por essa bagunça, Deus concertou o mundo.

Pe. Nildo Moura de Melo OSFS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica sobre Vocações

Roteiro de orações para procissão de Corpus Christi