Sonhar é viver


Queres saber a força de uma pessoa? Então conheça seus sonhos. E deles, quanto esforço está empenhando para que sejam concretos. Toda vez que alguém sonha transcende a sua própria realidade e escreve uma história. Escreve no diário do amanhã. Assim, o sonho lhe dá uma razão pra levantar, mesmo que o sol não lhe seja a melhor companhia.
O sonho é uma projeção do que se cultiva. Ele é como tela de cinema onde aparece aquilo que se quer viver, com imagem daquilo que se vem vivendo. No sonho contrastam  o céu e a terra, o amor e a conquista, o fruto e a semente. 
Geralmente, nossos sonhos começam com uma curiosidade. Da curiosidade cria-se uma expectativa e da expectativa repousa-se sobre o desejo. O desejo não deixa cochilar e provoca o movimento da busca através de uma paixão que até angustia, mas jamais sufoca. Neste movimento a gente descobre que é preciso perseverança. Quem persevera num objetivo está vivendo um sonho. Sonho é esta coisa que incomoda e satisfaz, que nos deixa carente, mas também dá gosto para viver dia por dia. Sonho é o homem que a gente que ser presente no coração que a gente tem.
E parece tão simples que os conceitos ofuscam sua beleza. Sonhar é viver. Viver com sonhos é mais gostoso. Então, como tu tens sonhado? Como tens valorizado os teus sonhos. Quero te convidar a prestar mais atenção neles. Cuide deles, conheça-os, divirta-se com eles. Teus sonhos são tu de forma diferente. Já havias pensado nisso? É, não parece, mas cada sonho é algo de nós para nós mesmos.
Mostre-me teus sonhos: será a melhor fotografia que terei de ti. Porque te peço isso? Porque quando falamos deles, nos comprometemos a realizá-los. Não por causa da opinião dos outros, mas porque sonho dito é sonho atualizado. Se tu me falas dos teus sonhos eles se tornarão mais claros para ti e não serão mais só teus, porque, sendo teu amigo, passarei a sonhá-los contigo.
Se algum dia a tarde cair e tu não conseguires respirar nenhum sonho, peça socorro. Sim, é sério assim mesmo! Eu penso que os sonhos são o imã que nos conduzem para frente. Se perder o contato, perdeu a atração. Temos que estar constantemente atraídos pela vida e pelas promessas dela, caso contrário, ela se torna um peso. Não é isto uma boa opção.
Mas, sonhar com o quê? Com as coisas práticas: fazer um bom almoço, passar no vestibular, formar-se na faculdade, ter um bom emprego, poder dar uma festa para os amigos, reunir a família no domingo, ganhar uma flor, um "muito obrigado",..; com as coisas preciosas da vida: um amor verdadeiro, o perdão dele/a, a cura para esta doença inexplicável, a volta de quem se foi, a restauração de alguém, ter uma família unida,...; com as coisas que não dependem só de ti: a paz, a justiça, um mundo melhor.
Sonhe! Sonhe muito, sonhe alto, sonhe grande! Sonhe e viva os teus sonhos. Esta aí um tanto da medida do que podes ser e da força que tens. Se teus sonhos tocarem o infinito, não tem problema: Deus vai aproveitar e cumprimentar-te lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens