A primeira experiência com Jesus

É de senso comum que a primeira vez sempre nos marca muito. A primeira experiência fica. E tudo o que pode acontecer só acontece depois da primeira vez. O encontro com Jesus parece não fugir a esta regra. Inúmeros homens e mulheres relataram seu encontro com o Senhor como algo que mudou suas vidas. A primeira vez se fez sempre primeira porque Jesus é sempre a novidade que faz novas todas as coisas. E todas as vezes que acontece de novo é como se a mesma nota daquele encontro soasse para sustentar a canção inteira. Novamente o encontro com Jesus transforma a pessoa, pois o Senhor é o verdadeiro sentido de existirmos.
São Francisco de Assis e Santo Inácio de Loyola o encontraram pela primeira vez lendo o Evangelho na prisão. Madre Teresa de Calcutá o encontrou num doente que agonizava. São Felipe Apóstolo foi chamado por Jesus. Então chamou Natanael. Natanael foi surpreendido por Jesus ao se aproximar com arrogância. A esse futuro discípulo Jesus se antecipou e o transformou. Maria de Nazaré o experimentou no seu ventre, São José no meio da desconfiança, santa Maria Madalena em meio a seus demônios, Zaqueu em sua pequenez, os discípulos de Emaús na decepção, a profetiza Ana e o velho Simeão na senidade e João Batista ainda no ventre de Isabel. O primeiro contato com a pessoa de Jesus aconteceu de modo diferente na vida das pessoas. Mas sempre é algo marcante. Sempre!
Você se lembra como foi o seu encontro com Ele? Foi algo inesperado ou foi acontecendo aos poucos como uma amizade que cresce? É importante recordar. Recordar é dar uma marcha à ré no coração, voltar lá onde o amor surpreendeu e nos rendeu. Nós, batizados ainda pequeninos, cremos que nosso principal encontro se deu no Batismo. Mas também sabemos que o QUERIGMA (primeiro anúncio-encontro) aconteceu em outros momentos fortes de nossa vida.
Muitas pessoas batizadas foram surpreendidas por Deus. Tinham fé, mas a viviam como uma coisa a mais. Deus mostrou o verdadeiro valor a elas. Mostrou-se a si mesmo por diversos caminhos. Às vezes num momento de sofrimento, às vezes num momento de muita alegria. Outros, numa leitura da Bíblia, numa conversa com um amigo, numa dúvida ou numa certeza.

Hoje estamos rezando sobre este ENCONTRO ou PRIMEIRO ANÚNCIO. Porque uma vez tendo o nosso coração reinflamado por este acontecimento, sempre queremos proporcioná-lo a outros. Meus amigos e amigas, o Senhor nos encontra de novo. Creia nisso! O QUERIGMA se renova, e tudo acontece como se fosse a primeira vez. O Senhor nos olha nos olhos, pronuncia nosso nome, nos chama a ser íntimos Dele, a ser seus companheiros(as), a ser tomados por seu amor, seu carinho e força. Se você nunca teve um anúncio de Jesus que inflamasse o coração, se nunca viveu um encontro realmente marcante com Ele, hoje isto se torna possível, basta que queira, que você permita: “'Eis que estou a sua porta e bato. Se me abre, entrarei e cearei contigo em tua mesa’ (Ap 3,19). Tudo isso porque ‘te amo. Dei minha vida para te salvar, e agora vivo contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar’ (EG 164)”.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens