O privilégio de Maria

Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12,46-50).
Quando Maria e os Apóstolos chegaram todo mundo pensou que pediriam privilégios a Jesus ou que Jesus privilegiaria a eles. Mas a lógica do Senhor é diferente. O privilégio da mãe é o privilégio de todos: fazer a vontade do Pai.
Maria, “a mais amante e a mais amada de todas as mães” (SFS, TAD VII, XIII), foi quem, depois de Jesus, fez mais perfeitamente a vontade do Pai. 
Que poderia mais querer o Pai, senão que alguém ficasse com o seu Filho amado no momento mais difícil da vida dele? 
Na cruz, quando o Pai não podia fazer nada pelo seu Filho Amado em agonia da morte, Maria estava ali, como mãe, cuidando do filho, mesmo sem poder tirá-lo da cruz.
A vontade suprema do Pai é que alguém ajudasse o Filho Amado naquela triste hora de dor. Maria fica de pé. Ela o ajuda, ela o escuta, ela o consola, ela é crucificada com Ele e seu coração também é aberto pela lança, como o coração do Filho (Cf. SFS, TAD VII, XIII).
Maria foi quem, depois de Jesus, melhor fez a vontade do Pai. Ela foi só de Deus e nunca o abandonou, nem quando Ele silenciou diante da indagação do Filho: “Pai, por que me abandonastes?” (Mt 27, 46).
O privilégio de Maria foi o privilégio da Cruz, onde o Pai e o Filho amaram a humanidade no absurdo da morte. Ela já era mãe de sangue porque gerou Jesus no seu ventre; agora tornava-se novamente mãe de sangue, de sangue de cruz; mãe porque fez a vontade do Pai, sendo o rosto e a força do Pai para o Deus Filho que se entregava em sacrifício de amor.

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens