Brasão dos Oblatos de São Francisco de Sales


A CRUZ. Cada oblato é chamado a ser o Corpo de Cristo na cruz localizada no centro do escudo. Também lembra o uso da Cruz de profissão que cada Oblato recebe no dia dos Primeiros Votos.
O SOL. Jesus ofereceu a si mesmo na cruz como a oferta perfeita ao Pai. Através da obediência, morreu e tornou-se a fonte da nossa salvação, nosso escudo e nossa ressurreição. Ele é o Sol Nascente, que aparece sobre a cruz no escudo.
V+J. significado “Vive Jesus” ou “Viver Jesus”. É o lema dos Oblatos. Foi o princípio orientador na vida de São Francisco de Sales e apareceu em seu próprio brasão. O lema está situado no centro do Sol Nascente, que simboliza Cristo ressuscitado. Jesus vivo é o caminho dos Oblatos, é vida, é tudo.
RAMO DE OLIVEIRA. O ramo à direita do escudo e da cruz é um ramo de oliveira. É o símbolo de paz que, para os Oblatos, é conseguida através da gentileza e de uma força interior que vem somente através do poder do Espírito Santo em nossas vidas.
RAMO DE LARANJEIRA. O ramo à esquerda do escudo e da cruz é o ramo de uma laranjeira. Ele simboliza a primeira missão dos Oblatos fora da França (onde surgiram), na África do Sul, ao longo do rio Orange, em Pella. É o símbolo do apostolado dos Oblatos em todas as épocas e em todos os cantos do mundo.
TENUI NEC DIMITTAM. A frase em latim na parte inferior do escudo é outro lema dos Oblatos: Tenui nec Dimittam. Significa "Abracei e jamais largarei." É a partir do livro bíblico Cânticos dos Cânticos, o favorito de São Francisco de Sales (Ct 3,4b).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens