Dinâmica Caminhamos para o Céu

 Material: pedrinhas, folha de ofício (sulfite) com a palavra “Céu” e outra com a palavra “Vida”, folhas e canetinhas, quadro de Jesus com braços abertos ou semi-abertos, bombons ou balas.
Ambiente: Uma sala com porta para outra sala (também pode ser organizado na porta da entrada da sala, desde que todos os participantes estejam dentro da sala e a porta não precise ser aberta até a finalização da dinâmica.
Preparar com as pedrinhas um caminho que vai até a porta. No início do caminho colocar a palavra “Vida”. Na porta colocar a palavra “Céu”.
Atrás da porta, colocar um pano sobre uma cadeira (ou um suporte) e na cadeira/suporte pôr o quadro de Jesus. Escondido em baixo, uma bandeja com bombons.

Desenvolvimento
Ø  Após de acolher a todos e fazer a oração inicial, convidar cada um a desenhar o seu pé numa folha de ofício, utilizando as canetinhas. Os pés significarão a própria história de cada pessoa.
Ø  Depois, cada um colocará o desenho do seu pé neste caminho.
Ø  E conversa-se sobre a história de cada um. Destaca-se as coisas mais marcantes da vida, os acontecimentos, sentimentos e valores. Se for com crianças pode-se induzir a conversar sobre o dia do nascimento, a data do batismo, qual foi a primeira palavra a dizer, com que idade andou, qual o presente que mais gostou de ganhar, quando deixou de tomar mamadeira, qual foi o passei mais legal que fez, quando levou a primeira “correção” da mãe... o importante é salientar o acontecer da vida. E mostrar que tudo isso é uma missão, em todas estas coisas Deus nos chama a algo.
Ø  Então, se faz a pergunta: O terá quando encerrar nossa história? Quando fecharmos os olhos para esse mundo, qual será nosso destino?
Geralmente os participantes respondem “o Céu”.
O orientador pergunta: e o que tem no Céu? Quando a porta do Céu se abrir para nós, o que veremos do outro lado?
Os participantes respondem.
Ø  Em seguida, o orientador faz todo um suspense para abrir aquela porta. Usa de sua criatividade para criar uma forte expectativa nos participantes.
Ø  Do outro lado da porta tem a imagem de Jesus com os braços abertos. Tem que estar disposta de forma que todos compreendam que Jesus nos espera no Céu. Assim que abrir, o orientador espera um pouquinho as reações dos participantes e depois mostra a bandeja com os bombons.
Ø  Reflete. 
“Deus nos deu a vida para realizarmos uma missão. A vida é um caminho até o céu, todos nós caminhamos para o Céu. A cada passo que damos vamos construindo nossa história, com a graça de Deus. Enquanto não chegamos no céu, trazemos o céu onde chegamos, às pessoas que fazem parte de nosso caminho. Quando cumprirmos nossa missão, nos despediremos desse mundo. Então, uma porta se abrirá e, do outro lado, encontraremos Nosso Senhor Jesus Cristo de braços abertos. Ele nos receberá na casa do Pai, nos dará uma vida ainda maior do que esta, a Vida Eterna. Nossa vida é uma caminhada para o Céu. Precisamos amar a Deus, amar o próximo, rezar e fazer sempre o bem. Então, quando aquela porta de abrir, encontraremos aquele que sempre procuramos: JESUS.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens