O mistério da Santíssima Trindade

Quem é Deus?
Ele é uma Trindade, ou seja, um só Deus em Três Pessoas.
Único, mas plural, coisa que só é possível para Deus.
Nós e todas as coisas criadas não podemos ser mais de um.
Nós sós somos únicos se somos um, se somos unidade.
Para Deus não existe essa limitação, ela é própria das criaturas.
Deus se revelou a nós como sendo um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus.
Assim, pois, nós cremos e adoramos "Um só Deus na Trindade e a Trindade na Unidade. Não confundindo as Pessoas nem separando as substancias, por uma é a Pessoa do Pai, outra é a Pessoa do Filho, outra é a Pessoa do Espírito Santo. Mas uma só é a Divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade. Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo" (Credo de Santo Atanásio).
Sim, existe um só Deus que, sendo um, não é sozinho: é Pai e Filho e Espírito Santo – um só Deus em três Pessoas, sem separação nem divisão, mas distintas. Deus revelou-se assim.
Foi por meio do Evangelho que tivemos conhecimento de que o Pai Criador tem um Filho, aquele que se fez humano para nos salvar. Jesus nos disse que ele era Deus, mas não era o Pai, era o Filho. Também nos disse que o Pai e o Filho não estavam sozinhos, pois havia um Espírito, uma terceira Pessoa, que era Deus como o são Pai e o Filho.
Existe um Pai. O Pai tem o Filho. O Pai e o Filho se amam tanto, mas tanto mesmo, que este amor é uma terceira Pessoa, o Espírito Santo.
Eles estão em eterna e ininterrupta relação, em comunicação, em comunhão, por isso são a Unidade perfeita. Uma comunidade de três Pessoas divinas, não de indivíduos.
Deus é amor porque em si mesmo não se isola, mas se relaciona. Não é um amor a si mesmo, porque isso seria egoísmo: é doação. Onde há amor não há egoísmo, portanto, não cabe somente o “eu”, mas um “nós”. Só é possível um amor perfeito a si mesmo se este “si mesmo” não for sozinho.
Só Deus pode amar perfeitamente; só Deus pode ser um, sem ser sozinho; só Deus pode ser Trindade – Três Pessoas, um só Deus, unidade plural. Nada no mundo é assim, só Deus, que é maior que o mundo e que a nossa compreensão.


Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens