Amigos de longe


Por certo tempo pensava que amigos sempre seriam para sempre. Hoje sei que não é bem assim. Amizade supõe cumplicidade e contato. Sem isso, esfria. É a chama crepitada por cada insignificante acontecimento que une os amigos. Aquela brincadeira, aquela palavra errada, aquele tropeção, aqueles fatos que apenas os amigos se dão contam e ao mesmo tempo - isso faz a amizade ser forte.
Se o elã pode diminuir e a amizade se tornar um relacionamento de conhecidos, isso não se constitui regra geral. Tem gente que guarda ao outro no coração.A distância é fora, o tempo é desconhecido. O coração vive de presente, caso contrário, adoece.
Amigos de longe, quem não tem? Pessoas que a gente vê muito pouco, mas que nunca deixam pouco em nós. Pessoas que recordamos e que nos rouba um sorriso mesmo alhures. Pessoas para qual se arranja um tempo. Pessoas que você encontra toda vez que busca um sentido para um novo passo.
Pode passar o tempo, eles não passarão. Pode mudar o caminho, eles não mudarão. Podem chegar outros amigos, eles não sairão, nem rechaçados serão. Não nos esquecerão. Amigos que ignoram a existência da lonjura. Amigos que são irmãos.
Amigos de longe, quem não tem? Eu tenho! Eles estão comigo e eu com eles. Eu sei quem eles são. E se eles mudarem, eu tentarei acolher. se eles me esquecerem, não, naos os esquecerei.
Amizade que termina não quer dizer que não existiu. Amizade que perdura não significa dependência. Amizade que vai nascer não é menos importante. Amigos de longe, mas não longe dos amigos. Eu aposto nos amigos: de perto ou de longe.
Amigos de longe, que não negam uma palavra. Amigos que surpreendem. Se você é um amigo que está longe de seus amigos, surpreenda-os, pois a surpresa é um sinal que a amizade de longe é mais perto do que muita proximidade não valorizada.
Sim, tem amigos que nos querem bem, mas não valorizam este bem querer. Tem amigos que queremos bem, são nossos amigos, mas não gostam de ser próximo. São distantes por causa das distâncias que cultiva no seu íntimo. Perdem. Perdemos.
Amigos de longe: é bom tê-los. Mas só da lonjura geográfica. Outra lonjura deixa amargo o benquerer. Amigos de longe: é bom tê-los. Quando a gente precisar fugir, eles nos acolherão. Quando precisar revisitar o passado, eles nos conduzirão. Quando precisar da inocência, eles nos possibilitarão. Quando precisarmos de alguém para ouvir o assunto só do nosso lado da moeda, eles também ouvirão.
Amigos de longe, quem não tem? É bom tê-los. Mas se amigos de longe um dia forem todos de perto, deixarei o elogio à lonjura, porque ele parece mais com uma anestesia da saudade do que com um cortês da verdade. Amigos de longe, quem não tem?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens