Sobre a Inveja - Espiritualidade Salesiana

A inveja é um dos sete pecados capitais que incomoda a vida de muita gente. Sentir inveja é muito ruim, machuca, perturba. Ser objeto da maldade provocada pela inveja de outro também é algo indesejável, injusto, funesto. Hoje vamos conversar um pouquinho sobre este sentimento e esta postura que está presente na vida de muitas pessoas. A inveja só traz cruz, não traz luz. Mas é possível encontra a luz para vencer esta cruz.

São Francisco de Sales nos ensina que a inveja é considerar uma mal o bem do outro. Então é uma má interpretação. Por isso, indica a benevolência como virtude contrária, pois a benevolência é sempre uma interpretação positiva do outro. O mesmo santo ensina que vencemos os pecados não os enfrentando de frente, mas confiando em Deus, mantendo o coração em paz, fazendo o que conseguimos, a cada dia um pouco mais, se cair, levantando, e sempre praticando a virtude contrária, pois água apaga fogo.

A benevolência é a virtude que se contrapõe à inveja por que é bondade de ânimo para com algo ou alguém. Alegrar-se com o sucesso do outro é benevolência. E essa alegria não é sentimento, mas postura; também, dom.

Bom amigo, o interessante é descobrirmos porque a interpretação errada dos sucessos do outro acontecem em nós. Porque ele me incomoda? Por que o sucesso dele me rouba a paz? Quem ele representa para mim? Que situação da minha vida sinto repetindo-se quando vejo alguém indo melhor do que eu? O que tenho medo de perder para ele? Que ameaça real o sucesso de outrem me destina? Fazer estas perguntas ajudam a perscrutar o coração e identificar a raiz deste mal. Quando identificamos, podemos arrancar.

Jamais condenar-se a si mesmo. A exigência evangélica da misericórdia também se destina a si. Certo é que todos nós, hora ou outra, a sentiremos. Mas sentir, lembra Francisco de Sales, não é consentir. Se não sou dominado pela inveja, se ela não condiciona meus atos, embora a sentindo, estou reinando sobre ela. E isso já é uma vitória. Não há pecado. Pecado é consentir livre e conscientemente com atitudes que prejudicam o outro.

E como conquistar a paz do coração, a liberdade de espírito? Praticando a benevolência na primeira esfera sua: a oração. Reze por quem te causa inveja. E depois vá dando os passos seguintes. O teu coração é bom, e por ser bom, é atacado. Árvore que produz frutos sempre recebem mais pedradas, lembra o ditado popular. Então, amigo, alegre-se mais não só com as conquistas do outro, mas também com as suas conquistas. Valorize mais o que você já conseguiu, o que você é. Agradeça a Deus por isso. E não brigue com seu coração: ele é a morada do teu melhor Amigo.

Um abraço. Mantenhamos-nos em na busca da vivência do Evangelho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens