Receita da Paciência


A falta de paciência, a explosão, o temperamento forte amarga a vida de muita gente. Como proceder nestes momentos em que ficamos fervendo de raiva? Como agir quando alguém nos tira do sério ou nos diz algum desaforo? 
Você me diz: - Quero ser melhor. Quero ter um pouco mais de jeito para não sair fuzilando com palavras duras das quais me arrependo depois.
Eu lhe respondo: - Faça como os pássaros. De modo especial, como os pássaros fazem para alimentar seus filhotes. Quando um pássaro precisa alimentar seu filhote, ele toma o alimento, rumina em sua boca e depois entrega a seu filhinho. Na vida não podemos engolir tudo, mas também não podemos vomitar nos outros. É preciso ruminar e entregar de forma que o outro fique com o que é preciso ficar.
Engolir significa ouvir calado e guardar fingindo que nada aconteceu. Não é bom, não faz bem. Vomitar significa jogar na cara do outro tudo o que puder, sem medir as consequências. Também não é bom nem faz bem.
Precisamos aprender a ruminar tudo o que nos toca. Pensar antes de responder, refletir antes de reagir, rezar antes de condenar: isso é ruminar. Pelo menos trinta segundos de silêncio antes de qualquer resposta, qualifica nossas palavras e mantem viva a dignidade da gente e dos outros.
Seja sábio! Imita os passarinhos! Não vomite nem engula tudo: rumine, ainda que seja exigente. Essa é a receita da paciência, do controle do temperamento, da serenidade. Pense, silencie, reflita, reze – ame! E terá a paz que você precisa para seguir seu caminho tornando-se aquela pessoa que você decidiu ser. Abraços, com a ternura de Jesus Cristo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens

Roteiro de orações para procissão de Corpus Christi