A "selfie" de Jesus


Selfie é uma fotografia que a pessoa tira de si mesma, um autorretrato que geralmente é publicado em redes sociais. Agora, imagine o seguinte: você sabe que é o seu último dia de vida, e você tem a chance de fazer uma selfie maravilhosa. Como seria essa selfie?
No tempo de Jesus não havia recursos para uma selfie nos moldes que conhecemos. Mas Jesus fez uma: levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido” (Jo 13, 4-5).
Esta imagem impactou os discípulos, colou na memória deles – era o modo como Jesus gostaria de ser lembrado. Se alguém o quisesse “curtir” teria que dar “likes” na cena dele lavando os pés dos discípulos feito um escravo, um serviçal. O serviço era a herança que ele deixava (Papa Francisco).
E a hashtag? “#FaçamAMesmaCoisa” (Jo 13, 15). Só isso.
Depois de dois mil anos, poderíamos dar uma disfarçada e dizer: não entendi o que significa isso de lavar os pés? Mas o significado é evidente: “pode contar comigo!”, “se precisar, dá um toque!”, “’Tamo’ junto!”... A vida que vale a pena é a vida que serve para os outros.
Para mim esta é a selfie mais linda do mundo: Deus, com uma toalha na cintura, lavando os pés da gente. De fato, o amor é o que amor faz. Sem mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens

Roteiro de orações para procissão de Corpus Christi