A "selfie" de Jesus


Selfie é uma fotografia que a pessoa tira de si mesma, um autorretrato que geralmente é publicado em redes sociais. Agora, imagine o seguinte: você sabe que é o seu último dia de vida, e você tem a chance de fazer uma selfie maravilhosa. Como seria essa selfie?
No tempo de Jesus não havia recursos para uma selfie nos moldes que conhecemos. Mas Jesus fez uma: levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido” (Jo 13, 4-5).
Esta imagem impactou os discípulos, colou na memória deles – era o modo como Jesus gostaria de ser lembrado. Se alguém o quisesse “curtir” teria que dar “likes” na cena dele lavando os pés dos discípulos feito um escravo, um serviçal. O serviço era a herança que ele deixava (Papa Francisco).
E a hashtag? “#FaçamAMesmaCoisa” (Jo 13, 15). Só isso.
Depois de dois mil anos, poderíamos dar uma disfarçada e dizer: não entendi o que significa isso de lavar os pés? Mas o significado é evidente: “pode contar comigo!”, “se precisar, dá um toque!”, “’Tamo’ junto!”... A vida que vale a pena é a vida que serve para os outros.
Para mim esta é a selfie mais linda do mundo: Deus, com uma toalha na cintura, lavando os pés da gente. De fato, o amor é o que amor faz. Sem mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens