Oração da Manhã na Semana Santa (Roteiros)

2ª FEIRA DA SEMANA SANTA

1- CHEGADA – Silêncio, oração pessoal, mantra
Irmãs, vinde a oração; Irmãos, vinde a oração;

2- ABERTURA
Estes lábios meus, vem abrir, Senhor, (bis)
Cante esta minha boca sempre o teu louvor! (bis)
Venham adoremos, a nosso Senhor, (bis)
Por sua fidelidade ele nos salvou! (bis)
Venham, exultemos todos no Senhor, (bis)
Ele é nosso rochedo, nosso Salvador! (bis)
Somos o seu povo, o rebanho seu, (bis)
Ele é nosso pastor, ele é nosso Deus! (bis)
Não fechemos hoje nosso coração, (bis)
Sua voz escutemos com toda atenção! (bis)
Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis)
Ao Senhor voltemos, bem de coração, (bis)
Que ele nos converta pelo seu perdão! (bis)

3- HINO


1.    Um certo dia, a beira mar
Apareceu um jovem Galileu
Ninguém podia imaginar
Que alguém pudesse amar do jeito que ele amava
Seu jeito simples de conversar
Tocava o coração de quem o escutava

E seu nome era Jesus de Nazaré
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
O fenômeno do jovem pregador
Que tinha tanto amor

Naquelas praias, naquele mar
Naquele rio, em casa de Zaqueu
Naquela estrada, naquele sol
E o povo a escutar histórias tão bonitas
Seu jeito amigo de se expressar
Enchia o coração de paz tão infinita

Em plena rua, naquele chão
Naquele poço e em casa de Simão
Naquela relva, no entardecer
O mundo viu nascer a paz de uma esperança
Seu jeito puro de perdoar
Fazia o coração voltar a ser criança

Um certo dia, ao tribunal
Alguém levou o jovem Galileu
Ninguém sabia qual foi o mal
E o crime que ele fez; quais foram seus pecados
Seu jeito honesto de denunciar
Mexeu na posição de alguns privilegiados

E mataram a Jesus de Nazaré
E no meio de ladrões puseram sua cruz
Mas o mundo ainda tem medo de Jesus
Que tinha tanto amor


4- SALMO 22
“Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice” (Mt 26,39)
Retomando a oração de Jesus Cristo, servo sofredor, oremos ao Pai por todos os oprimidos do mundo, e esperamos a salvação anunciada.

Meu Deus, ó meu Deus, por que me abandonaste?



1.      Meu Deus, ó meu Deus, por que me abandonaste?
Não acha este traste paz em seu lamento
De dia eu não agüento de tanto chorar
De noite a gritar e sem ter alento

2.      E tu que estás ao trono assentado
Os pais no passado em ti confiavam;
Quando eles chamavam, eram libertados,
Assim confiados, não se envergonhavam

3.      Mas eu sou um verme, um ente sem graça,
Motivo nas praças de riso e galhofa
E dizem com mofa: que Deus o liberte
E o desaperte, se dele inda gosta

4.      Por ti fui formado no ventre materno
E co’amor tão terno, eu fui aleitado
A ti consagrado bem pequenininho
E, hoje, sozinho e tão angustiado




5- LEITURA BÍBLICA - Jr 11,19-20

Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: 'Vamos cortar a árvore em toda sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado'. E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.

6- MEDITAÇÃO
Inicia-se a segunda-feira, o segundo dia da semana santa. Jesus passou a noite na casa de Marta, Maria e Lázaro, seus amigos. Durante o dia estará em Jerusalém (Mateus 21, Marcos 11 e Lucas 19). Lá expulsará os vendilhões do Templo e amaldiçoará, no caminho, a figueira que não dava frutos; também repreenderá a incredulidade das multidões. Os sacerdotes e fariseus já decidiram matá-lo, caso contrário, ele irá derrubar o poder explorador deles. Jesus percebe isto, mas não dá um passo atrás em sua decisão.
Pensemos no Senhor que é condenado ainda hoje, seja nos indígenas despejados, nos pobres enganados ou na grande massa iludida pelo poderio vigente; pensemos nos idosos ignorados, nas crianças maltratadas. Quem ama o Cristo da Semana Santa ama também o Cristo de nossa semana. Ele vive e sofre nos que sofrem, mas também salva e ampara nos que agem com caridade e justiça.

7- PRECES
Imploremos a Cristo Jesus, que nos libertou por sua morte e ressurreição:
Cristo, Filho do Deus vivo, tem piedade de nós!

1.    Perdoa, Senhor Jesus, por tua misericórdia, as faltas que cometemos...
2.    Renova, Senhor, a nossa comunidade, por uma sincera conversão e entrega no serviço do teu reino.
3.    Liberta dos laços da morte todo o teu povo a caminho, livra-nos da violência e da opressão.
Preces espontâneas...
Pai nosso

Oração: Ó Deus de terna compaixão, tantas vezes teu povo desanima, por conta de suas fraquezas. Pela coragem e disposição do Filho em sua paixão, anima-nos sempre de novo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

8- BÊNÇÃO
O Deus da paz, pela doação do seu Filho Jesus Cristo, nos dê o perdão dos pecados, a libertação de toda escravidão e o conhecimento de sua santa vontade, hoje e sempre. Amém!
- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado!



ORAÇÃO DA MANHÃ - 3ª FEIRA DA SEMANA SANTA

1- CHEGADA – Silêncio, oração pessoal, mantra
Irmãs, vinde a oração; Irmãos, vinde a oração;

2- ABERTURA
Estes lábios meus, vem abrir, Senhor, (bis)
Cante esta minha boca sempre o teu louvor! (bis)
Venham adoremos, a nosso Senhor, (bis)
Por sua fidelidade ele nos salvou! (bis)
Venham, exultemos todos no Senhor, (bis)
Ele é nosso rochedo, nosso Salvador! (bis)
Somos o seu povo, o rebanho seu, (bis)
Ele é nosso pastor, ele é nosso Deus! (bis)
Não fechemos hoje nosso coração, (bis)
Sua voz escutemos com toda atenção! (bis)
Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis)
Ao Senhor voltemos, bem de coração, (bis)
Que ele nos converta pelo seu perdão! (bis)

3- HINO


Por causa da Tua palavra
Por causa da libertação
Por causa de um pouco de terra
Por uma fatia de pão

Mataram mais um irmão (4 X)
Mais Ele ressuscitará (3 X)
O povo não esquecerá (3 X) (bis)


Por causa do Teu Evangelho
Por causa da nossa nação
Por causa da esperança
Por causa da religião

Por causa de um mundo mais justo
Por causa de tanta opressão
Por causa de coisas que disse
Por ter defendido os irmãos


4- SALMO 88(87) 
-"Minha alma está triste até a morte. Fiquem aqui e vigiem comigo" (Mt 26,38). 
Com um doente em perigo de morte e se sentindo abandonado por todos, digamos ao Senhor o clamor de todos os sofredores e a confiança de que ele é a nossa salvação.

Ó meu Deus e meu Senhor, eu te suplico, dá ouvido ao meu clamor!

1. Ó meu Deus e meu Senhor, venho aqui pedir auxílio, noite e dia eu te suplico, dá ouvido ao meu clamor! 
2. Pois de males estou cheio, sinto a vida se afundando, numa cova estou baixando, tão sem forças eu me vejo. 
3. Entre os mortos minha morada, minha casa é sepultura, de minha vida, nem figura, de tua mão foi arrancada... 
4. Numa escuridão medonha, no abismo tu me largas, tua ira me esmaga, sobre mim as tuas ondas! 
5. Tu me afastas dos amigos, deles me tornaste o nojo, eu me sinto num sufoco, meu olhar perdeu seu brilho... 
6. Passo o dia a suplicar, para ti as mãos erguidas: "Para os mortos maravilhas tu farás, vão te louvar?" 
7. "Contarão os falecidos    no sepulcro tua bondade, tua justiça e fidelidade no país dos esquecidos?..." 
8. Por que tu não me respondes, quando a ti, Senhor, eu grito, desde cedo eu te suplico, e de mim tua face escondes? 
9. Infeliz desde menino, moribundo e esgotado, por tuas iras açoitado, sinto a vida se esvaindo...
10. Teus furores todo o dia me afogam como água, meus amigos tu afastas, são-me as trevas companhia... 
11. Glória a Deus que nos quer bem e por nós seu Filho deu e o Divino prometeu para a nossa vida. Amém!  

5- LEITURA BÍBLICA -
Zc 12,10-11a

Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito. Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém.

6- MEDITAÇÃO
E a terça-feira chegou. Nosso Mestre Jesus retornará à Jerusalém, estará no Templo e no Monte das Oliveiras. Os líderes judeus tentarão fazer armadilhas para ele. Sete vezes Jesus pronunciará a seguinte sentença: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!” Foi na terça-feira que os líderes judeus se reuniram para conspirar sobre como poderiam matá-lo. Pensemos na angústia do Senhor. Pensemos em sua coragem. De noite ele se esconderá em Betânia, na casa de seus amigos. Talvez vai ficar pensando no Pai, talvez em nós, mesmo que não nos conhecesse nem fizesse ideia do valor de seu ato. O Senhor prega a justiça e a cumpre de modo impressionante. Jesus não foge. Jesus só quer fazer a Vontade de Deus. Deus quer a humanidade livre do mal, só isso. Deus Pai também sofre porque seu filho é renegado pelos seus.
Os anos passaram e ainda hoje muita gente o renega e o mata. Basta vermos as crianças nas ruas ou em famílias onde impera a violência. Idosos que são abandonados, doentes e sem carinho. Cristo está sozinho em seu interior, mas está com fé, por isso descansa confiante no amor que não passa: o de Deus.

7- PRECES
Imploremos a Cristo Jesus, que nos libertou por sua morte e ressurreição:
Cristo, Filho do Deus vivo, tem piedade de nós!
1.                  Ajuda-nos a sermos solidários com nossos irmãos que sofrem injustiças...
2.                  Renova, Senhor, a nossa comunidade, e dá-nos a graça de crescermos na união...
3.                  Conduzi o nosso Papa e toda Igreja no caminho da Misericórdia...

Preces espontâneas...
Pai nosso

Oração: Ó Deus de terna compaixão, tantas vezes teu povo desanima, por conta de suas fraquezas. Pela coragem e disposição do Filho em sua paixão, anima-nos sempre de novo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

8- BÊNÇÃO
O Deus da paz, pela doação do seu Filho Jesus Cristo, nos dê o perdão dos pecados, a libertação de toda escravidão e o conhecimento de sua santa vontade, hoje e sempre. Amém!

- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado!



ORAÇÃO DA MANHÃ - 4ª FEIRA DA SEMANA SANTA

1- CHEGADA – Silêncio, oração pessoal, mantra
Irmãs, vinde a oração; Irmãos, vinde a oração;

2- ABERTURA
Estes lábios meus, vem abrir, Senhor, (bis)
Cante esta minha boca sempre o teu louvor! (bis)
Venham adoremos, a nosso Senhor, (bis)
Por sua fidelidade ele nos salvou! (bis)
Venham, exultemos todos no Senhor, (bis)
Ele é nosso rochedo, nosso Salvador! (bis)
Somos o seu povo, o rebanho seu, (bis)
Ele é nosso pastor, ele é nosso Deus! (bis)
Não fechemos hoje nosso coração, (bis)
Sua voz escutemos com toda atenção! (bis)
Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis)
Ao Senhor voltemos, bem de coração, (bis)
Que ele nos converta pelo seu perdão! (bis)

3- HINO


1. Bendita e louvada seja no céu a divina luz. E nós também cá na terra, louvemos a Santa Cruz.
2. Os céus cantam a vitória de Nosso Senhor Jesus. Cantemos também na terra, louvores à Santa Cruz.
3. Sustenta gloriosamente nos braços o bom Jesus. Sinal de esperança e vida o lenho da Santa Cruz.
4. Humildes e confiantes levemos a nossa cruz, seguindo sublime exemplo de Nosso Senhor Jesus.
5. Ao povo, aqui reunido, daí graça, perdão e luz! Salvai-nos, ó Deus clemente, em nome da Santa Cruz



4- SALMO 40(39)
"Pela vontade de Deus, nós fomos santificados no oferecimento do corpo de Cristo" (Hb 10,10). 
Demos graças ao Senhor que nos chamou a ser instrumentos dele com Cristo para a salvação do mundo. Peçamos que Ele venha sempre em socorro da nossa fraqueza. 

É feliz quem põe em Deus sua confiança!

1. Ansioso eu esperei pelo Senhor: o Senhor se abaixou e ouviu meu grito. De um profundo lamaçal ele tirou-me; pôs meus pés sobre um rochedo, onde eu me firmo. 
2. Ele pôs na minha boca um canto novo, um louvor a nosso Deus irei cantar. Vendo isso muita gente vai temer, muita gente no Senhor vai confiar! 
3. É feliz quem pôs em Deus sua confiança e não vai atrás do engano dos soberbos; incontáveis são, Senhor, tuas maravilhas, eu quisera enumerá-las, mas me perco. 
4. Tu não queres sacrifício, nem oferta, mas em troca me abriste o ouvido: "Eis-me aqui para fazer tua vontade!" Tua Lei, dentro em meu peito, está escrita. 
5. E na grande assembléia eu não calei, não calei tu bem o sabes, ó Senhor, proclamei tua justiça e salvação, disse a todos tua verdade e teu amor. 
6. Não me negues, ó Senhor, tua compaixão, teu amor, tua verdade me protejam; as desgraças e os pecados me acurralam, minhas forças e meu coração fraquejam. 
7. Ó Senhor, vem socorrer-me, vem depressa! Com minha vida eles querem acabar; eles tramam contra mim, de mim se riem, mudos, mortos de vergonha hão de ficar. 
8. Quem te busca, salte e dance de alegria: "O Senhor, sim, que é grande!" é voz dos pobres; um coitado eu sei que sou, mas tu me amas, ó meu Deus, meu Salvador, vem, não demores! 
9. Glória ao Pai, que em Jesus nos escolheu, glória a Cristo, que por nós se entregou  e ao Espírito, que um dia nos ungiu, deste povo consagrado o louvor!  

5- LEITURA BÍBLICA -
Is 50,5-7
O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado.

6- MEDITAÇÃO
A quarta-feira será longa. Judas efetivará seu plano e entregará o Senhor por trinta moedas de prata, mas ninguém ainda sabe. Jesus perceberá o afastamento do seu amigo – ele não é mais o mesmo. Na casa de Simão o leproso, Judas se opõe à ação da mulher que unge Cristo com perfume. Ele não enxerga mais Jesus como portador da graça salvadora. Iludiu-se com outras ideias.
Meus amigos e amigas, pensemos na decepção de Cristo. Judas não o quer mais como bom amigo. Pensemos nas traições que sofremos e nas que protagonizamos. É uma das coisas mais pesadas que um ser humano pode encarar. A traição de um amigo retira de nós a confiança nos outros e o gosto de amar gratuitamente outrem. Um coração que não ama, sofre. Jesus, entretanto, ao não ser amado, passou a amar mais. Esta é sua lição. Estamos com Cristo nesta semana e tudo o que lhe diz respeito tange igualmente nossa existência. Sejamos como Cristo: permaneçamos com os que sofrem (Simão, o leproso; a mulher pecadora), e busquemos entender as dores da vida como escola para um ser humano melhor. Coloquemo-nos na defesa dos cristos traídos de hoje, e caminhemos sem desistir.

7- PRECES
Imploremos a Cristo Jesus, que nos libertou por sua morte e ressurreição:
Cristo, Filho do Deus vivo, tem piedade de nós!


1. Vós, que subistes a Jerusalém para sofrer a Paixão, e assim entrar na glória, conduzi vossa Igreja à Páscoa da eternidade.
2. Vós, que, elevado na cruz, deixastes a lança do soldado vos traspassar, curai as nossas feridas.
3. Vós, que transformastes o madeiro da cruz em árvore da vida, concedei de seus frutos aos que renasceram pelo batismo.
4. Vós, que, pregado na cruz, perdoastes o ladrão arrependido, perdoai-nos também a nós pecadores.
Preces espontâneas...
Pai nosso

Oração: Ó Deus de terna compaixão, tantas vezes teu povo desanima, por conta de suas fraquezas. Pela coragem e disposição do Filho em sua paixão, anima-nos sempre de novo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!


8- BÊNÇÃO
O Deus da paz, pela doação do seu Filho Jesus Cristo, nos dê o perdão dos pecados, a libertação de toda escravidão e o conhecimento de sua santa vontade, hoje e sempre. Amém!
- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens