Provas da ressurreição de Jesus

A ressurreição de Jesus é a fonte de toda a fé cristã. Se não houvesse ressurreição não haveria razões para crer (Cf. 1Cor 15,14). Provas materiais do que aconteceu, não temos. O que temos são testemunhos de uma ressurreição que alcança a vida de pessoas muito simples: Maria Madalena, os discípulos de Emaús, os doze Apóstolos e tantas outros.
Maria Madalena era uma mulher muito simples que encontrou em Jesus uma razão para viver. Com a morte do Mestre, lhe sobreveio um forte sofrimento de perda. Mas ela quis amá-lo até depois de morto. Amor com amor se paga. Na manhã do domingo ela quer ungi-lo para lhe dar toda a dignidade. Bem cedinho, vai à sepultura. Quando lá chega, vê a pedra retirada, o túmulo vazio, o anjo que lhe fala e, por fim, o próprio Senhor. Mas só o reconhece quando ele pronuncia seu nome. Ninguém o dizia como Jesus. Ao dizê-lo, ele ressuscita a identidade dela. Os outros a lembravam como aquela que fora possuída por sete demônios. Ele apenas por “Maria”. E Maria era tudo que ela era, significava sua dignidade.
Os discípulos de Emaús ouviram todos os relatos sobre a ressurreição, mas não creram. Em sua viagem de volta para casa, caminharam quase onze quilômetros com ele, ouviram-no explicar as Escrituras que falava a seu respeito e sentiram o coração arder. Mas só o reconheceram ao partir o pão. Novamente ninguém o fazia como Jesus. Ele ressuscita a alegria e a esperança deles partilhando o essencial para vida, como sempre fez.
Aos Apóstolos amedrontados, o dom da paz. Na paz que Ele traz está a prova de que o Ressuscitado não é uma fantasia, pois esta paz não esconde as marcas da cruz nem suspende as características mais corriqueiras da humanidade, como alimentar-se do que se tem para comer. Ressuscitando aquilo que era mais especial e necessário na vida de cada um dos seus amigos, Jesus prova que ressuscitou. Sim, ressuscitando o que a morte sepultou.
A pedra retirada, o túmulo vazio, sua voz a explicar, o coração ardendo, a presença dos anjos e até mesmo sua aparição não instaura Páscoa na vida dos seus. Quando ele ressuscita o que estava sepultado na vida deles, então, sim, agora é Páscoa, é Ele mesmo, venceu a morte, está vivo no meio de nós. É isso o que tanta gente simples que se viu ressuscitado com Ele, por isso nele creu.
O ressuscitado não tem uma vitória pessoal e egoísta, não é um herói a ser aclamado. É alguém que faz da sua ressurreição fonte de vida para quem, apesar de estar vivo, sepultou sua esperança, sua alegria e sua dignidade.
Não é preocupação dos cristãos provar que Jesus ressuscitou, mas ressuscitar o que, por tantos fatores, foi morto e sepultado nos corações.
A pedra retirada, o túmulo vazio, a visão de um anjo e a visão do próprio Senhor são sinais. A vida que brilha no meio da noite da humanidade, através dos gestos, palavras e atitudes dos cristãos, é o Senhor Ressuscitado ressuscitando quem seguia vivo, mas sem razões para viver.


Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens