O reino de Deus

O Evangelho nos fala do reino de Deus. O reino de Deus foi sempre o grande sonho de Jesus. Imaginem um jovem sonhador, imaginem um homem com grandes sonhos, pensem em Jesus e imaginem que o reino de Deus sempre foi seu grande sonho. Ser católico é sonhar, com Ele, esse mesmo sonho.
“O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra, é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra” (Mc 4, 26; 31-32).
De uma semente vem outras tantas sementes. Da paz, do perdão, da alegria vem muito mais paz, muito mais perdão, muito mais alegria. São coisas pequenas, se comparadas aos sofrimentos do mundo, mas são cheias de fertilidade. Podem ser a menor de todas as coisas mas tem o poder de se fazer abrigo, como a semente de mostarda.
O reino de Deus é pequenino porque começa no coração das pessoas. A semente que Jesus fala são as nossas pequenas atitudes feitas com amor. O reino de Deus brota da terra, brota de nós. Deus nos auxilia com sua chuva de bênçãos, mas está plantado em nós e só crescerá se nós fizermos a nossa parte. E nossa parte é acolher a pequenina semente e fazê-la crescer. Por isso, faça o que você sabe que tem que fazer. Faça, por favor! Faça por Jesus!
A Palavra nos diz que é preciso muita coragem para sonhar. Coragem! Sem coragem, todo sonho vira ilusão e fantasia. “Não abandoneis a coragem, somos homens da fé!” (Hb 10, 35; 39b). Tenha coragem! Somos pessoas de fé. Façamos nossa parte: perdoemos, mudemos de vida, sejamos pacientes, troquemos nossas palavras agressivas, por palavras boas; deixemos os vícios, a culpa, a tristeza. Apostemos no sonho de Nosso Senhor.
Santa Teresinha fez isso. Ela não tinha quase nada. Sentiu-se chamada a uma vida enclausurada. Fez do seu sofrimento, da sua oração, da sua paciência uma semente, um grão de mostarda do reino de Deus. Vejam: hoje todos invocamos sua intercessão e com ela nos aproximamos de Deus, pedindo suas graças e demonstrando nosso amor. Mas o que ela fez? Acolheu a semente do reino. Nada de extraordinário, mas tudo com fé, tudo por amor, tudo com Deus e segundo o desejo de Deus. Da semente do seu sofrimento colhemos amor; da semente da sua paciência, colhemos paciência; da semente de sua oração colhemos essa vontade de rezar a Deus e pedir pelo bem dos outros.
Deus não quer que você termine de ler este pequeno texto sem que este sonho, ao menos, respingue em você. E ele te pergunta: “você aceita sonhar o mesmo sonho meu? Você aceita fazer o possível para que o reino de Deus aconteça? Então, coloca todas as outras coisas para trás e o reino de Deus em primeiro lugar. “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça. E tudo mais vos será acrescentado. Aleluia, aleluia.”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens