A culpa: chicote do diabo


Conhecemos muitas pessoas que trazem uma grande culpa. Conhecemos pessoas que se sentem culpadas, mas não partilham com ninguém. Em todas elas há tristeza. E o seu pior encontro é consigo mesmo, no pior lugar, a consciência.
A culpa pode ser boa ou pode ser ruim. Ela é boa quando surge e imediatamente se torna arrependimento, quando nos leva rapidamente à conversão, a reparar o erro, a fazer o caminho de volta para o bem abandonado. Ela é ruim quando amarga a alma, afoga a alegria e condena a esperança. Culpa que permanece só adoece a alma.
O Diabo gostaria de bater em Deus. Mas ele não pode. Ele sabe que Deus está em nós. Então, pela culpa, ele nos chicoteia e acerta Deus. Triste assim!
A culpa de Judas o levou a morrer. O arrependimento de Pedro a ser o vigário de Cristo. Os dois sentiram culpa, mas Pedro, quando viu que sua consciência pesou e iria se tornar palco do diabo, fez dela arrependimento. Voltou ao bem abandonado, deixou que Jesus o encontrasse, pediu perdão, retomou sua missão.
Se você carrega uma grande culpa, hoje eu te convido a torna-la arrependimento. Deixe-a! Procure a Confissão, peça perdão e recomece. Não seja chicoteado pelo diabo. Não seja juiz de si mesmo. A culpa nos faz “coitadinhos”, justifica nosso próprio peso de consciência e nos deixa estéreis. A culpa nos prende no que não deu certo, nos confere uma imagem deformada de si mesmos, nos encarcera no passado.
Meu irmão, minha irmã, leia essa mensagem como um carinho de Deus a você. Acolha Deus como ele é, perdoador. Faz o caminho que Ele ensinou: arrependa-se, volte, peça perdão, confesse-se, concerte o que é possível concertar, perdoe, reaprenda a amar, reaprenda a ser amado e viva a liberdade que Cristo já te concedeu.
A culpa que é só culpa é chicote do diabo, o arrependimento dom de Deus. Acolha o presente que Deus te deu, o arrependimento, e prossiga seu caminho de mãos dadas com Ele.
Um abraço, com a ternura de Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens