Imaculado Coração de Maria


Hoje celebramos o Imaculado Coração de Maria, aquele coração da mulher escolhida para ser a Mãe do Salvador, que amou perfeitamente a Deus e, por amor a Ele, todas as criaturas.
Disse Jesus, certa vez: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados com o peso do vosso fardo, e eu vos darei descanso” (Mt 11, 28). E nos apontou seu Coração: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).
Ele nos convidou a descansar em seu Coração. Mas foi Ele mesmo quem descansou, tantas vezes, no Coração Imaculado de Maria. Quando no ventre, era aquele coração que Ele ouvia pulsar ininterruptamente. Quando criança, adormecia naquele colo, sobre o pulsar do coração dela. Quando jovem, o abraço dela o fortaleceu e, talvez, cansado, ele reclinou-se naquele colo e ouviu pulsando o coração da mulher que o gerou. O Coração de Maria é o coração que Jesus mais ouviu, é o coração que o acalmava, o coração que lhe bombeou o sangue por nove meses. O Coração de Maria foi a primeira melodia que envolveu Jesus de ternura e de bondade.
Maria aparece em vinte e duas passagens do Novo Testamento, um número perto dos milagres de Jesus, que são vinte e oito. Por duas vezes se diz que Maria guarda e medita o que ouve sobre o filho, e do próprio filho, no coração (Lc 2,19 e Lc 2, 51). Para a literatura bíblica, o coração é o lugar da decisão: a mente pensa, os rins sentem, o coração decide. Ela guarda e medita para tomar uma decisão. Por isso que ela sempre está na hora certa, do jeito certo, junto a Jesus (Lc 2, 16; 33-35; 48-50; Jo 19, 25-27).
Seu coração é Imaculado por dois motivos: a ação divina e a sua ação.
Primeiro, é preciso dizer que Maria não pecou porque o pecado não é humano, o pecado desumaniza. Jesus veio na mais perfeita humanidade, por isso veio em Maria, preservada do pecado. Segundo, “Jesus é o perfeitíssimo Redentor”, explica Duns Scottos. “Ele nos resgatou de todas as formas, preservando Maria e salvando os que caíram”. Sim, Jesus não ficou Salvador apenas depois do pecado. Ele foi sempre o Salvador, por isso pode preservar Maria do pecado. Nela, vemos mais uma dimensão do seu poder: Ele a preservou e, vindo a nós por ela, a todos salvou. Salvou a humanidade pela preservação e pela remissão. Se não pudesse salvar pela preservação, faltaria algo à sua potência salvadora. Assim, na preservação do pecado, encontramos a humana Maria; na remissão, encontramos Eva e toda a humanidade. Jesus salva de todos os modos. Maria é este sinal da ilimitada Graça Salvadora de Jesus.
No que dependeu dela, Maria é Imaculada por causa de sua decisão de ser sempre instrumento do Reino de Deus: “Eis, aqui, a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Sua virgindade corporal significa mais do que um preservar-se fisicamente: é uma entrega total ao Reino de Deus. Ela amou a Deus e ao próximo e se colocou à disposição do Senhor em todas as dimensões de sua existência. Assim, ela é modelo de que é possível fazer a vontade de Deus. Seu Coração é Imaculado por causa de sua fidelidade ao Deus único que se encarnou em seu filho Jesus e nos salvou por sua morte e ressurreição.
Em nossos tempos, o coração é símbolo do amor. Com Maria, entendemos que amor só é amor se sabe decidir-se. Que o Imaculado Coração de Maria, onde Jesus tantas vezes descansou, nos dê a graça de decidir-se sempre pelo Reino de Deus e Viver Jesus cada dia de nossa vida. Por isso, dizemos: Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós; e, Imaculado Coração de Maria, sede nossa salvação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens