Feliz dia dos pais

Hoje é um dia especial – dia dos pais.

Que todo pai conceda aos filhos o amor, a fé e a dignidade de homem.

 

O amor faz todo filho se sentir forte em qualquer situação, porque sabe que tem alguém por ele, que o capacita, que o ama gratuitamente. O amor nos faz sentir-se únicos e irrepetíveis, desejados nessa vida. Quando um pai ama seu filho, a criança entende que alguém maior é capaz de renunciar a tudo por ela. Então, esse amor imerecido, faz a criança crescer com um núcleo interior tão forte que, embora sejam muitas as tempestades da vida, bem maior será sua resistência, porque o amor do pai a fez sentir-se segura de si, protegida nesse mundo, a razão da vida de alguém.

 

A fé é a grande herança que um pai pode transmitir. Faz o filho ser rico das coisas de Deus e responsável por elas. O pai que ensina ao filho o caminho da Igreja, introduz o filho numa família bem maior. Quando esse filho estiver sozinho, nunca assim se sentirá. O pai lhe fez crer que Deus estará com ele e por ele será; quem em qualquer lugar do mundo, haverá alguém da Igreja pronto a lhe abrir as portas. O pai que ensina a fidelidade a Deus, mostra que sua força não vem das coisas frágeis desse mundo, mas do Deus eterno e todo-poderoso. Nunca o homem é tão grande como quando está de joelhos diante de Deus! Aos olhos do filho, ele fica gigante, porque conhece e dialoga com Aquele que o filho ainda nem sabe imaginar direito. Ter um pai amigo de Deus, Daquele que criou, salvou e sustenta o mundo, é o maior orgulho de todo filho e a maior fonte de admiração que alguém possa ter.

 

A dignidade de homem oferece ao filho um ser humano para imitar, faz ele ter um homem referência para cunhar sua própria personalidade. O homem digno é aquele que respeita, dialoga, posiciona-se em favor do que é certo; é homem da verdade, da justiça e da bondade. Honra a mãe de seus filhos, honra seus filhos e honra seus pais. Respeita as coisas sagradas, não se envergonha do trabalho donde traz o pão de cada dia e não teme chorar, se for por amor e pelos que ama. O homem com dignidade impõe respeito pelo que é. Sua autoridade advém do seu modo de ser e isso nunca ninguém o fará perder.

 

Feliz Dia dos Pais!

Deus os abençoe muito!

 

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens