Novena de São Francisco de Sales 2024



1º Dia São Francisco de Sales e a Igreja como flor

SINAL DA CRUZ

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

 

DIREÇÃO DE INTENÇÃO (dos escritos de São Francisco de Sales)

Meu Deus e Salvador, dá-me tua graça. Todo o bem que faço, ofereço à tua bondade; tudo o que me for difícil, aceito tranquilo e resignadamente de tua mão de Pai. Pois sei que assim queres dar-me ocasião a merecimentos para um dia recompensar-me com a abundância do teu amor.

 

PEDIDO: São Francisco de Sales, minha intenção para esta novena é: ... (fazer o pedido ou agradecimento). Confio em vossa intercessão, ó santo do amor, da doçura e da mansidão. Ajudai-me a bater à porta do Pai, como Jesus nos ensinou, para que Deus abra a sua porta e me conceda essa graça. Rezai comigo, por mim e por minhas intenções, pois, de vós necessito, ó São Francisco de Sales.

 

Pai nosso... Ave Maria... Santo Anjo...

 

MEDITAÇÃO

1º Dia – São Francisco de Sales e a Igreja como flor

Iniciamos hoje a Novena de São Francisco de Sales. Serão nove dias tendo o perfume dos ensinamentos de São Francisco de Sales, o santo do amor manso e humilde. Vamos viver este itinerário com muita fé, rogando a intercessão de São Francisco de Sales sobre a Igreja e sobre as nossas intenções particulares. Rezemos essa novena com intensidade e muito amor. É um tempo de graça.

Nesse ano, refletiremos sobre a Igreja, em comunhão com o Sínodo da Igreja e a doutrina de São Francisco de Sales. Dizia o santo bispo: “A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”. Por isso, cada dia teremos uma flor como símbolo. Nesse primeiro dia, o símbolo é a flor Amor Perfeito. Representa São Francisco de Sales que muito escreveu sobre o perfeito amor de Deus e para com Deus. Tome uma flor Amor Perfeito, Pode ser uma de verdade ou até mesmo uma gravura ou foto buscada na internet. Repita este pensamento durante o dia: “A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

O tema de hoje é: São Francisco de Sales e a Igreja como flor.

 

LADAINHA

 

Senhor tende piedade de nós.

Cristo tende piedade de nós.

Senhor tende piedade de nós.

 

São Francisco de Sales, rogai por nós!                                                                                                        

Imagem fiel do Salvador...

Filho agradecido de Deus...

Servidor da Vontade Divina...

Sacerdote cumulado de graças...

Defensor da fé católica...

Pregador incomparável da Palavra de Deus...

Exemplo de devoção...

Manancial de sabedoria...

Diretor espiritual iluminado...

Mensageiro fiel da Cruz de Cristo...

Bispo admirável...

Bom Pastor de vosso povo...

Luz radiante da Igreja...

Padroeiro dos jornalistas e escritores...

Doutor da Santa Igreja...

Sal da Terra...

Modelo da justiça...

Advogado da paz...

Promotor dos pobres...

Exemplo da verdadeira humildade...

Exemplo de mansidão inabalável...

Amigo da pobreza...

Vencedor do mal...

Pavor dos espíritos malignos...

Refúgio dos pecadores...

Apoio dos penitentes...

Consolador dos aflitos...

Imagem do Amor perfeito...

Nosso Pai bondoso...

Nosso protetor influente...

Imitador fiel do Salvador...

Arca de santidade...

Anjo de pureza...

Nosso patriarca...

Nossa luz...

Nosso guia...

Servidor da Mãe de Deus...

Confidente dos anjos...

Venerador assíduo dos Santos...

Seguidor dos Apóstolos...

Companheiro dos Mártires...

Glória dos Confessores...

Guia espiritual de santas mulheres...

Concidadão dos Santos no céu...

Pai e inspirador da nossa Família Salesiana...

 

Rogai por nós, São Francisco de Sales.

Para que sejamos inflamados do amor de Cristo!

 

OREMOS

Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

BÊNÇÃO

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Deus seja bendito!

 

 

 

2º Dia – São Francisco de Sales e a Igreja doméstica

“A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

Hoje é o segundo dia da Novena de São Francisco de Sales, refletindo sobre a Igreja, em comunhão com o Sínodo da Igreja e a doutrina de São Francisco de Sales.

O tema de hoje é: São Francisco de Sales e a Igreja doméstica.

Igreja doméstica é o nosso lar, a nossa família. Em cada casa onde habita uma família, ali a Igreja está presente. Somos Igreja doméstica quando amamos e vivemos o Evangelho, vivemos e transmitimos a fé.

São Francisco de Sales recebeu a fé em seu lar, onde se vivia com respeito e fidelidade à Santa Igreja Católica. De forma especial, sua mãe exerceu grande influência em sua formação cristã. A primeira frase que ele pronunciou, ainda bebê, foi: “Deus e minha mãe me amam muito.

O símbolo de hoje é a flor violeta, porque e adapta muito bem dentro de casa e hoje representa no jardim da Igreja, a Igreja doméstica.

 

3º Dia – São Francisco de Sales e a Igreja missionária

“A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

Estamos no terceiro dia da Novena de São Francisco de Sales, refletindo sobre a Igreja, em comunhão com o Sínodo da Igreja e a doutrina de São Francisco de Sales.

O tema de hoje é: São Francisco de Sales e a Igreja missionária.

A Igreja nasceu missionária. Disse Jesus: “Ide por todo o universo meu reino anunciar”. A salvação que recebemos de Jesus, queremos e devemos comunicar ao mundo inteiro. Essa é uma missão.

São Francisco de Sales tinha isso muito claro. Era missionário entre os colegas de escola e faculdade. Como jovem padre, foi missionário numa região muito difícil, chamada Chabblais. Como bispo, sempre acolheu e enviou missionários, nunca deixando de sê-lo.

O símbolo de hoje é a lágrimas de Cristo, porque representa o amor de Jesus levado pelos missionários e missionárias a todo o mundo, principalmente onde há sofrimento e dor.

 

 

4º Dia – São Francisco de Sales e a Igreja como Mãe

“A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

Quarto dia da Novena de São Francisco de Sales, um tempo abençoado, refletindo sobre a Igreja, em comunhão com o Sínodo da Igreja e a doutrina de São Francisco de Sales.

O tema de hoje é: São Francisco de Sales e a Igreja como Mãe.

A Igreja é nossa Mãe. Nos gera e dá à luz no batismo, nos nutre com a Palavra e os Sacramentos, nos orienta com a doutrina e nos ama em tudo o que faz. Devemos respeito a ela, devemos amá-la, ouvi-la e honrá-la.

São Francisco de Sales amava e respeitava a Igreja, de forma especial o Santo Padre o Papa. Ao escrever sua obra prima, o Tratado do Amor de Deus, disse: “submeto, sempre e de todo o meu coração, os meus escritos, as minhas palavras e as minhas ações à correção da Santíssima Igreja Católica, Apostólica e Romana, porque sei que ela é a coluna e firmamento da verdade, da qual não pode afastar-se nem se separar, e que "'ninguém pode ter a Deus por Pai, quando não tem esta Igreja por Mãe’” (Introdução ao Tratado do Amor de Deus).

O símbolo de hoje é a flor Rosa, porque representa as Mães, a Mãe Igreja.

 

 

5º Dia – São Francisco de Sales e a Igreja Apostólica

 

“A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

Estamos no quinto dia da Novena de São Francisco de Sales, um tempo abençoado, refletindo sobre a Igreja, em comunhão com o Sínodo da Igreja e a doutrina de São Francisco de Sales.

O tema de hoje é: São Francisco de Sales e a Igreja Apostólica.

Igreja Apostólica é o termo que designa a autoridade dos Doze Apóstolos, o ensinamento deles e o testemunho na formação das primeiras comunidades cristãs. Também designa o ministério dos bispos e do Papa.

São Francisco de Sales foi bispo de Genebra com sede em Annecy, França. No dia de sua Ordenação Episcopal, escreveu: “Deus tirou-me de mim para fazer-me Seu e dar-me ao Seu povo”. Sempre esteve em comunhão com a Igreja, por meio do Papa. Dizia: “O Espírito Santo é aquele que guia a Igreja e a conduz por meio de seu Pastor, o Papa. Por isso, quem não segue o Pastor não segue o Espírito Santo (I, 312-314).

A sucessão Apostólica garante historicamente a existência da Igreja de Cristo. Nós católicos vivemos guiados por aqueles que, como São Francisco de Sales, são sucessores dos Apóstolos.

O símbolo de hoje é a flor Girassol, porque representa aqueles que sempre estão voltados ao sol e guiados pela luz do Espírito Santo.

 

 

6º Dia – São Francisco de Sales e a Igreja sinodal

“A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

Chegamos ao sexto dia da Novena de São Francisco de Sales, um tempo abençoado, refletindo sobre a Igreja, em comunhão com o Sínodo da Igreja e a doutrina de São Francisco de Sales.

O tema de hoje é: São Francisco de Sales e a Igreja sinodal.

Sínodo significa “caminhar juntos” O Papa Francisco convocou um Sínodo sobre a Sinodalidade, essa forma da Igreja ser, sempre caminhando junto e escutando a todos. A primeira sessão foi em outubro de 2023 e a última será em outubro de 2024.

São Francisco de Sales também convocou vários sínodos em sua diocese. Era uma verdadeira assembleia deliberante do clero diocesano. Todos os párocos tinham que participar. Leigos e sacerdotes estrangeiros vinham escutar as conferências e colóquios que o Bispo dava e dirigia ali, nas cerimônias públicas.

O símbolo de hoje é a flor Dália, porque mescla várias cores em si mesma, significando a Igreja que escuta e acolhe a diversidade permanecendo uma só Igreja.

 

 

7º Dia – São Francisco de Sales e a Igreja profética

“A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

Há sete dias estamos celebrando a Novena de São Francisco de Sales, um tempo abençoado, refletindo sobre a Igreja, em comunhão com o Sínodo da Igreja e a doutrina de São Francisco de Sales.

O tema de hoje é: São Francisco de Sales e a Igreja profética.

A profecia é anunciar as coisas de Deus e denunciar aquilo que estraga as coisas de Deus. Desde sempre a Igreja é profética. Todo batizado é profeta. A profecia geralmente se exprime por um anúncio ou por uma denúncia. A Igreja sempre anuncia a salvação e denuncia tudo o que fere o ser humano e a ameaça nossa vida e salvação.

São Francisco de Sales foi profeta. Anunciou sempre a paz e a doçura, com firmeza de doutrina. Denunciou tudo o que era corrupção e violência. E nos ensina que o Espírito Santo é que nos fala quando agimos como profetas.

O símbolo de hoje é a flor Jasmim, porque é muito perfumada e o perfume representa a ação dos profetas.

 

 

8º Dia – São Francisco de Sales e a Igreja perseguida

“A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

Hoje chegamos ao penúltimo dia da Novena de São Francisco de Sales, um tempo de muitas graças, refletindo sobre a Igreja, em comunhão com o Sínodo da Igreja e a doutrina de São Francisco de Sales.

O tema de hoje é: São Francisco de Sales e a Igreja perseguida.

Igreja perseguida é aquela que sofre por causa da fé que professa. Em vários lugares do mundo, muitos católicos são perseguidos e não podem professar publicamente sua fé. São presos, torturados assassinados. Em nosso meio, também existe perseguição, quando somos ridicularizados, ainda que com palavras graciosas, por causa de nossa fé, de nossa prática cristã.

São Francisco de Sales foi perseguido em vários momentos de sua vida. Perseguido na missão do Chabblais, perseguido como bispo e por defender os mais vulneráveis. Sempre permaneceu firme na fé, junto aos irmãos, nunca respondendo com violência.

O símbolo de hoje é a flor de cactos. Seus espinhos significam os sofrimentos que muitos enfrentam por professarem a fé católica.

 

 

9º Dia – São Francisco de Sales e a Igreja como jardim

Hoje chegamos ao último dia da Novena de São Francisco de Sales, um tempo de muitas graças, refletindo sobre a Igreja, em comunhão com o Sínodo da Igreja e a doutrina de São Francisco de Sales.

Nesses nove dias repetimos a frase salesiana que nos inspirou nessa novena de 2024: “A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

O tema de hoje é: São Francisco de Sales e a Igreja como jardim.

Como jardim, a Igreja possui muitas e diversas características. Somos diferentes, mas unidos; somos distintos, mas cada um com sua beleza e importância. Como é bom saber que todos somos importantes nesse jardim! Como é importante não menosprezar nenhum membro da Igreja assim como nenhuma flor é menosprezada no jardim. “A Igreja é um jardim de flores infinitas..., de diversos tamanhos..., cores e perfumes”.

O símbolo de hoje são todas as flores que usamos nessa novena. Significam este jardim que é a Igreja, com seus carismas, seus grupos, suas organizações, eventos, liturgia, caridade e, sobretudo, pelas culturas, línguas e povos. Deus seja bendito pela Igreja, jardim de Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens