O que é preciso para casar na Igreja

É preciso os noivos, o padre e algumas testemunhas. É preciso a fé, o amor e o desejo de constituir uma família. Só isso. 

Não é preciso festa, não é preciso decoração da igreja, não é preciso música, não é preciso uma multidão. Não é preciso o vestido de noiva ou o terno do noivo, nem as entradas solenes e os convidados de honra. Se vocês quiserem, que bom! Mas não é preciso. Tudo isso é tradição popular, não são requisitos do Ritual do Matrimônio.

Não é preciso dinheiro. A Igreja não cobra o sacramento, pede só uma pequena contribuição. E nem mesmo essa contribuição é indispensável. 

Se vocês são um casal católico, se compreendem a importância do sacramento do Matrimônio, se desejam viver juntos toda a vida e conduzir sua família segundo a Lei de Deus, por que postergar o matrimônio?

É tão linda a cerimônia simples como a cerimônia pomposa. O rito é o mesmo. A graça é a mesma. E, muitas vezes, na cerimônia simples, o casal vive bem mais a singularidade dessa celebração. 

Se querem dar uma festa, a hora chegará. Se querem reunir os amigos, oportunidades virão. Mas não atrase a bênção da sua união por causa de dinheiro. Deus quer o seu casamento. E quem verdadeiramente lhes ama, compreenderá que a primazia do Sacramento é inquestionável. Não se chateará se não for convidado, se não teve festa, se não foi igual ao dos outros. Se alegrará com vocês.

Pensem sobre tudo isso, queridos casais. Ouçam o chamado de Deus. Já é tão lindo o seu amor e tão firme a sua união. Falta só o Sacramento. E ele é a parte mais simples de tudo. 


Pe. Nildo Moura de Melo OSFS




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens