O Poeta e a Poesia

         
No cirandar das palavras o poeta e a poesia se entrelaçam. Um cabe no outro, um sabe o ritmo do outro, e os dois se fazem um só.  No cirandar das palavras o poeta e a poesia se entrelaçaram. E os sentimentos ganham ritmo e tradução, ficando na medida de cada coração.
A poesia faz o poeta e o poeta se faz poesia. É uma simbiose criadora que faz duradora a graça de comunicar. O poeta pavimenta o caminho com palavras. E as pessoas descobrem quão firmes elas são quando ditas com amor.
O poeta é alguém que não segue o ritmo costumeiro dos outros. Demora-se naquilo que lhe atinge, naquilo que dirige sua sensibilidade. O mundo mexe com ele e ele mexe com o mundo. É possibilidade, é saudade, é verdade.
A poesia é um acalento. Um cafuné na alma. Um elixir da bondade. Descomplica o paradoxal, sacraliza o mundano, evidencia o oculto.
Nasce da esperança: esta é sua inspiração. Se mostra como um outro jeito de falar, de lembrar a vida. É coração. É arte do impossível então possível no humano de cada um. Faculdade que tece horizontes, alargando qualquer limitação.
Ah, poesia! Tu, que desfilas nas avenidas, esbarrando-se com a pressa deste mundo. Tu, que sentas nas praças relembrando que um dia essas mesmas pessoas te ofereceram seu tempo. Tu que danças no quintal, feito menina. Tu! Tu! Tu tens o poder de espantar o mal, de atrair o bem, de unir os corações, de conquistar o além. Tu fascinas. Tu nasces da esperança e da esperança és inspiração. E os teus autores são embaixadores de Deus. Só isso explica tua força na docilidade, tua potência na candura, tua nobreza na simplicidade.

Comentários

  1. Olá, Padre Nildo, acolha meu cordial e fraterno abraço.
    Fico, particularmente, muito feliz em poder ler a beleza feita de palavras em suas poesias. O que me faz gostar da poesia é a capacidade do poeta exprimir o que sinto. Ele fala o que meu silêncio não me permite dizer, ele chora o que meu orgulho impede de externar. Ele tem acesso ao meu coração. Nas palavras dele o meu sentir solitário é exposto.
    Portanto, meu amigo, ainda falando sobre o encantar de suas poesias, lembro-me das palavras de Ana Jácomo às pessoas gentis e que tocam o mais íntimo do nosso coração: "Tocando com os olhos os olhos da paz. Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração".
    Assim como Ana Jácomo, acredito que nossa vida é marcada por presenças que são pura manifestação do amor de Deus. Pessoas que trazem nos olhos e no coração o brilho de paz. Pessoas que se permitem enxergar as coisas simples, foram tocadas pelas rimas.
    A você, amigo Padre, que têm os olhos luzentes e o coração repleto de poesia, a minha mais profunda gratidão.
    Excelente reflexão poética. Parabéns!!!
    Estamos em comunhão.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens