A força de cruz de Cristo


A sensação de que o tempo diminuiu em meio a tantas facilidades tecnológicas e à correria em que estamos submersos é quase geral. É como se as horas não durassem 60 minutos, nem os dias, 24 horas. A gente não tem mais tempo.  E quando tem, ele corre rápido. O que será que está acontecendo? Podemos arriscar muitas respostas. Talvez, devido ao maçante número de informações e a crescente soma de micro atividades que roubam nossa concentração seja a resposta que mais convença. Entretanto, há outras também. Já que estamos falando de tempo vamos adentrar numa tarefa muito importante para todos nós: descobrir o tempo certo das coisas e para as coisas. Algo realmente exigente.
Jesus, quando toma conhecimento de que João foi preso, vê neste fato a urgência de fazer algo (Mt 4,12-23). Era hora de lançar-se em missão. Era a hora certa! Começa convidando outros quatro homens: Simão, André, Tiago e João. Para estes, a hora certa também era aquela. Hora certa de dar uma guinada na vida, de fazê-la valer a pena, de percorrer caminhos dantes nunca sonhados. Jesus vai anunciar ao seu povo que a hora certa chegou, por isso diz “convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 4,17). O povo teve a oportunidade de estar com o próprio Deus e de ver em carne e osso o Reino tão esperado. E viu em alguém amável, doce, terno, manso e humilde de coração, firme e corajoso.
Em tua vida é hora de quê? O que precisa ser iniciado em tua vida? O que precisa mudar? Para onde você está indo, meu irmão, minha irmã?
Sinto que agora também é a hora certa. Jesus entra aqui, nos vê e nos diz: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (Mt 4,19). O mundo só não é um paraíso ainda, porque nós desistimos desta pesca ou porque não nos aventuramos mar adentro como era preciso. Avançar mar adentro com a força de cruz de Cristo - parece que muitos recuaram a esta proposta. Dizia São Paulo: “De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria(1Cor 1,17). A cruz de Cristo tem uma força própria: é a força do amor. Precisamos redescobrir isto. Evangelizar não é falar bem, cantar afinado, ler empolgantemente. Não! Evangelizar é Viver Jesus (S. Francisco de Sales). É deixar que Jesus viva em mim. É viver em Jesus. “Viver pra mim é Cristo. Morrer pra mim é ganho. Não há outra questão, quando se é cristão não se cansa de lutar até chegar ao céu.” (Pe. Fabio de Melo).
Deus é e sempre será o nosso fiel companheiro. Vamos ser fieis companheiros Dele também! Está na hora. Vamos ajudar o Senhor a levar o seu amor a todos assumindo nossa vocação de sermos pescadores de homens! Mas vamos com nossa vida toda, porque “uma pessoa que não está convencida, entusiasmada, segura, enamorada, não convence ninguém.” (Papa Francisco, EG 266).  As divergências são resolvidas quando há amor. Não nos preocupemos se elas surgirem. Se alguém nos disser que é melhor desistir do que seguir, respondamos: eu não vou desistir. “Por que?” Porque Cristo não desistiu e isto é suficiente para mim. Porque O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.” (Sl 26).
Lá, à beira do mar da Galileia, o Senhor nos enxergou. Somos outro Pedro, outro André, outro Tiago e outro João. Agora é a nossa hora. O mundo nos espera. Se você e eu não fizermos a nossa parte o mundo perderá. Não se preocupe quando as coisas saírem erradas na labuta para implantar o Reino de Deus onde você está. Às vezes a família não vai bem, a saúde anda debilitada, o trabalho tem estressado muito, a morte de alguém te levou o gosto de viver e o acúmulo de decepções já está sufocando. Eu te digo: coragem, força, fé! Creia na força da cruz de Cristo e não impeça que ela toque nos corações e transforme a tua e a vida daqueles que estão contigo!
O Senhor nos enxerga hoje, amados irmãos. E quanto amor há neste olhar! Você procura amor? Receba! Você procura força? O Senhor te fita os olhos e te dá. Você precisa que alguém aposte em você, novamente? Este olhar de Cristo te encontra e te dá o mais bonito desafio: espalhar esperança pelo mundo afora. Esta é a hora. Deus aposta e confia em você.
Não prive a força da Cruz de Cristo! Ela nos impulsiona e transforma a dor em alegria, as trevas em luz, a morte em vida (Is 9,1). Tenha tempo para ser amado! Tenha tempo para ser tocado! Tenha tempo para ser um pescador neste mundão de Deus. E que a isca, a rede, a habilidade tua seja a vida de Jesus que vive em você. Viva Jesus! Viva Jesus que te ama. Ame a Jesus! Viva Jesus a quem ama! Ame a Jesus, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém!” (Cf. São Francisco de Sales).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens