Sonhar para o mundo e com Deus


A Palavra de Deus fala de sonhos. Quem de nós não tem sonhos? Todos temos ou, ao menos, já tivemos. Todos precisamos tê-los. Os sonhos são combustíveis da felicidade. João Batista, o mais alto sonhador entre os profetas, vê ao longe o seu sonho se concretizando e diz para aqueles que tinham aprendido a sonhar o mesmo sonho: “eis o Cordeiro de Deus!”. João foi aquele homem que apostou toda sua vida num sonho: mostrar quem era o enviado do Senhor. João foi aquele homem que, por causa do seu sonho, entregou-se a uma vida de renúncias, de ascese, de despojamento. Não era um sonhador romântico, apenas. Era um profeta. E é deste tipo de sonhador que Deus precisa.
João era um sonhador. Nós também precisamos ser! Este é o segredo da Felicidade. A vida de João Batista foi dedicada inteirinha a uma esperança que se concretizou em três atos. Primeiro, João batiza Jesus; depois, envia os seus discípulos para perguntarem se Jesus é, de fato, o enviado do Pai; e, por fim, ele apontou para Jesus indicando aos seus discípulos a quem eles deviam seguir. João não sonhou para si, nem sozinho. Ele sonhou para o mundo e com Deus. A mensagem que eu gostaria de transmitir-vos nesta reflexão é justamente esta: Não deixe de sonhar para o mundo e com Deus!
 João 1,29-34 fala de João Batista batizando Jesus. Do céu veio uma voz: “este é o meu Filho amado”. Uma vez batizados, esta mesma voz se dirige a nós: “você é meu filho, minha filha a quem muito amo!”. E este amor se faz missão. Precisamos ter claro: “eu sou uma missão nesta terra, e para isto estou neste mundo. Sou marcado a fogo” (Papa Francisco, EG 273). “Eu sou um sonhador e não sonho egoisticamente! Eu sonho para os meus irmãos e para mim. Eu sonho com Deus”. E se nós sonhamos com Deus não há situação neste mundo que apague a chama dos nossos sonhos. Quem sonha com Deus acaba sonhando o sonho de Deus e aponta para Ele como apontou João para Jesus.
É preciso sonhar! É preciso sonhar de novo! É preciso sonhar com Deus!
Quantos de nós outrora sonhamos com uma vida feliz e hoje nos vemos num emaranhado de decepções e desilusões e perdemos o gosto de sonhar?! Que pena! O mundo inteiro está perdendo. Quanta gente que desistiu de sonhar! Sentou-se à beira do caminho, embora o caminho seja feito pra caminhar (São Francisco de Sales). É triste, mas isto acontece. Por quê? Porque sonhou errado. Volte a sonhar do jeito certo! Como? Entregando estes sonhos para Deus e compartilhando-os com as pessoas que Deus te presenteou. 
Quando o inimigo de Deus quer acabar com uma pessoa ou com uma comunidade ele furta os sonhos. Quem não sonha não consegue ser alegre, nem manter a esperança, a fé e o amor. Sem sonho não há profeta e profetisa. Sem sonho não há Jesus nem João Batista. Sem sonho não há paixão e sem paixão a vida perde o gosto. Deus nos fez para voar alto e não voaremos se não tivermos a coragem de sonhar mesmo quando as tempestades nos assolam e os abismos nos sugam. Jovem, sonhe do jeito certo e você vai ter a verdade que tanto busca! Crianças, sonhem e vida será sempre divertida! Famílias, sonhem com Deus e encontrarão a paz que anseiam! Não sepultem os vossos sonhos porque se até aqui foi difícil com eles, sem eles será mais complicado ainda. O nosso Deus é um Deus sonhador. Ele sonhou conosco e nos sonhou felizes, vencedores, realizados. Não amarguemos o sonho de Deus que tanto nos ama! Sonhemos como João Batista e como Jesus! Um sonho ativo, um sonho lutador, um sonho com suor e festa.  
Olhe agora para nosso Senhor e busque no coração Dele o sonho que você enterrou, perdeu ou esqueceu. Está lá. Nascemos para voar alto. Deus nos fez sonhadores. Não deixe de sonhar para o mundo e com Deus. Sonhe como João Batista! Sonhe como Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens