Natal: festa da decisão de Deus


O Natal é a memória viva de uma DECISÃO que Deus tomou. Ao criar os seres humanos, Ele decidiu que se tornaria também um deles. Deus amou-nos de tal forma que quis unir-se a nós no modo mais radical que poderia existir: fazendo-se um de nós. E se tornou nosso irmão. Por isso o Natal é a festa da solidariedade e da fraternidade. O exemplo vem de Deus.
Nem sempre é fácil prosseguir numa decisão, ainda mais quando perdemos com ela. Deus não hesitou em prosseguir e assumir as consequências. A cena é, ao mesmo tempo, dura e singela: jovens pais, alojados num curral, com o filho numa manjedoura. Na sua sociedade foi-lhe destinado o lugar dos últimos. E Deus, que se despojou de tudo, ali estava. Recebe a visita dos pastores, que eram gente pobre e trabalhadora, às vezes, mal vista pelos demais. E não só deles: também de estrangeiros, um mago negro, um cor-de-jambo e um branco. O Cristo nasceu para todos. Felizes os que caminham para encontrá-lo!
O menino Jesus foi e é sinal do quão Deus é sério em suas decisões. Assim, o Natal nos convida a imitar a atitude de Deus e DECIDIR-SE por aquilo que ele decidiu: pelo Amor, pela Paz e pela Solidariedade. O mundo será melhor se nós tivermos a coragem de fazer o que estiver ao nosso alcance para que haja amor verdadeiro. Se assim o fizermos, estaremos no caminho da paz, porque agiremos com justiça. O menino Jesus veio trazer a paz, mas só a experimenta quem é solidário com o próximo e quem aprende a missão de amar.
Vamos nos decidir pelo Amor, pela Paz e pela Solidariedade! E Deus nos ajudará a concretizar nossa decisão. Perdoe, estenda sua mão a quem precisa, tenha atitudes de gentileza e de justiça; abandone ideias e sentimentos negativos; desapegue-se das coisas que lhe prendem, alegre-se com as pequeninas surpresas da vida; e abra seu coração para o Deus que um dia foi criança e nasceu em Belém. Então você conhecerá a paz de que lhe falo. Também entenderá o que é realmente amar e verá que o caminho da solidariedade é o caminho do amor. Feliz Natal, amigos! Feliz festa da DECISÃO que Deus tomou para nos conduzir no caminho da paz, da alegria, na solidariedade que é a concretização do amor!


Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS
Pároco da Paróquia Santo Antônio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens