Deus compositor: humildade, perseverança e união


A quaresma nos ensina a afinar nosso coração com o coração de Deus. Deus é o grande compositor e maestro do mundo, mas é também a canção, a partitura e o mais competente músico. Só que Deus é amor e o amor nunca rimou com egoísmo, por isso, Deus tudo sendo, quis também nos ter e que fossemos com Ele aquilo que Ele é
Deus compositor não se cansa de compor. Compôs com cada palavra uma sinfonia sem par. Elas são executadas em nossas vidas, quando o ser humano se deixa tocar por Deus. Hoje vamos falar de apenas três: humildade, perseverança e união.
Com a palavra HUMILDADE o Senhor compôs uma sinfonia que traz ao coração de quem ouve um sentimento de respeito, de importância, um convite a abertura e o desejo de caminhar. A quem a executa a humildade soa difícil com notas altas e oscilantes. Exige exercício e afinação, ensaio e muitos recomeços. É uma sinfonia individual. Cada pessoa pode e a deve executar. E ela vai melhorando a cada vez. A humildade é uma canção de reconhecimento da grandeza de Deus e da sacralidade do outro.
Com a palavra PERSEVERANÇA o Senhor compôs uma sinfonia que traz ao coração de quem ouve uma motivação sem igual. Ela encoraja, fortalece, convence, arrasta, seduz. A perseverança revela o valor do projeto que se abraça. A quem executa, a perseverança se mostra uma canção que, no começo, é leve, mas no seu decorrer torna-se exigente. Tem períodos longos numa nota só, outras demoradas a ponto de não se fazer notar e quase leva ao desafino. É uma sinfonia individual, mas também de casal, de família, de grupo. Comporta várias vozes, instrumentos, ritmos, sem nunca deixar de ser a mesma sinfonia. A perseverança é uma canção de entrega ativa, de amor operoso, de opção preferencial.
Com a palavra UNIÃO o Senhor compôs uma sinfonia que traz ao coração de quem ouve o sentimento nítido de paz, de concórdia, de solidariedade, de alegria, de perdão, de diálogo. É uma canção para coral, grupos, bandas, orquestras. Não se toca sozinho. A quem executa, ela é tão ou mais exigente que as outras duas. E, por vezes, ela tem trechos da humildade e da perseverança. É a mais longa, a mais difícil de entender, mas é a que mais claro revela quem é o seu Maestro. Só se segura com Ele e sem Ele ela não perdura. A união é uma canção de acolhida, de companheirismo e de reciprocidade no bem.
            Vamos afinar nosso coração com o coração de Deus exercitando-se nestas três sinfonias! Certamente o mundo terá mais canção. E a canção há de restaurar o que se quebrou. Veremos mais beleza, teremos mais alegria, cada dia vai valer mais a pena. Que lindo será viver a humildade, a perseverança e em união como se estivéssemos executando uma sinfonia que Deus compôs! Esta é uma imagem para nos ajudar a sermos diferentes, a sermos melhores, mais parecidos com Deus que já nos fez à Sua imagem e semelhança. Deus compositor, Deus amor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens