Responder a vocação é o mesmo que ser feliz


Todas as pessoas buscam a felicidade. Para os filósofos gregos da Antiguidade, de forma especial para Aristóteles, a felicidade existe quando cada ser é aquilo para o qual nasceu. Tudo que existe é feliz sem se perguntar pela felicidade, fazendo irrefletidamente o que determina seu instinto, exceto o ser humano. O ser humano é o único ser que pergunta pela sua felicidade, porque ele não está pré-determinado como os outros seres. Os astros do céu, quem nem vivos são, fazem exatamente aquilo que podem fazer: brilham ou refletem brilho. Uma macieira dá maçãs como todas as outras, quando sob a mesma condição. Um coelho faz exatamente os que os outros coelhos fazem sem se perguntar porque o fazem ou se é possível fazer diferente. Estão condicionados pelo instinto, pela própria natureza. Já o ser humano, precisa constituir o seu modo de ser no mundo. Sua felicidade é consequência, não predeterminação. Ele tem a liberdade. E, livre, pode fazer e optar por muitas coisas, por diferentes caminhos.
A felicidade do ser humano passa pela sua vocação. Vocação é um chamado interior que nos convida a investirmos nossa vida, é um modo de viver que nos faz inteiros e felizes. Vocação é um chamado para você encontrar o seu lugar no mundo. Encontrando o seu lugar no mundo, a sua missão, todo ser humano sentir-se-á inteiro, terá a felicidade. Portanto, é mais que profissão, é um modo de ser, é a própria identidade, é aquilo que somos 24 horas por dia e que não queremos deixar de ser.
Esse chamado se “ouve” por três meios: 1) o meio natural, quando você identifica suas tendências, aquilo que você é bom, aquilo que você gosta de fazer; então entende que aquele é o seu caminho, que fazer aquelas coisas e viver daquele jeito é o seu modo de sentir-se inteiro no mundo; 2) o meio sobrenatural, quando você ouve o chamado de Deus, sente que Deus está te pedindo para ser um consagrado, para constituir família, para ser um padre ou um leigo comprometido. Este chamado lhe faz sentir-se único, especial e amado pelo próprio Senhor que lhe chama;  3) o terceiro meio é a realidade, quando uma situação te interpela a fazer alguma coisa, a viver de um modo em prol de tal necessidade. Você sente que é preciso que alguém faça algo, o mundo precisa de alguém assim, que está fazendo falta fazer isso eu aquilo, de ser desse modo ou daquele outro.
A vocação é um presente de Deus. Deus é um amigo que nos conhece muito bem. Antes de nos dar a vocação, Ele pensou em nós e nos deu exatamente o que nos fará estar inteiros no mundo, felizes. Um amigo não dá o presente que vai fazer mal ao outro ou deixa-lo descontente. O melhor que nos poderia ser dado, é dado por Deus: nossa vocação. Quem escuta e aceita esse chamado torna-se, também, um presente para o mundo.
Há muitos caminhos na vida, mas não são todos que servem. Se você descobrir o seu, você será feliz. Entre no sacrário de sua consciência. Ali, você encontrará sua vocação. Em sua consciência está, como um presente muito bem guardado, a sua vocação. Responda a este chamado: é para ele que você veio ao mundo e nele está a sua felicidade. Deus não força, mas Ele te deu esse presente. Cabe a você ignorar, fazer de conta que não ganhou ou agradecer e usar o presente vivendo a felicidade de recebê-lo e levando essa felicidade ao mundo inteiro. Responder a vocação é o mesmo que ser feliz. Pense nisso!

#vocacao #chamado #feliz #felicidade #padre #consagardo #religioso #familia #matrimonio #leigos #igreja #igrejacatolica #papafrancisco #saofranciscodesales #oblatosdesaofranciscodesales #osfs #catolich


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens

Roteiro de orações para procissão de Corpus Christi