Como celebrar a Semana Santa em casa?


Viva + Jesus



Orientações práticas para celebrar em casa a Semana Santa e a Páscoa de Jesus em tempos de Quarentena.

DOMINGO DE RAMOS
[ Ramos e copo com água ]

[ Ramos ] - No sábado (04/04), à tardinha, coloquem um ramo no portão ou na janela de casa. No Domingo de Ramos todas as casas amanhecerão com um ramo, acolhendo Jesus, que entrou na cidade de Jerusalém, e que é sempre bem-vindo em nossa cidade.
Pode ser qualquer ramo verde. Isso servirá para, apesar do isolamento social, realizarmos as cerimônias da Semana Santa, aclamando Jesus, mesmo que silenciosamente.
Na hora da bênção dos ramos, o sino soará para que todos saibam que nesse momento é a hora da bênção.
[ Copo com água ] - Deixem sobre a sua mesa um copo com água. Os padres abençoarão. Quando tocar o sino e for feita a oração de bênção, derramem água benta sobre os ramos. E eles estarão bentos. Façam isso em família. E sigam participando da Santa Missa transmitida.

CELEBRAÇÃO DE LAVA-PÉS E INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
[ Pão, bacia com água e toalha ]

Deixem sobre a mesa de sua casa um pão e uma bacia com água e uma toalha.
[ Bacia com água e toalha ] - No momento do Lava-pés, alguém da família lava os pés de quem está em casa. Se estiverem só duas pessoas, um lava o pé do outro. Se você estiver só, lave suas mãos nessa água ou toque nela fazendo o sinal da cruz. O importante é celebrar junto.
[ Pão ] - Na hora da comunhão, repartam metade desse pão com os de casa, lembrando a eucaristia. Se estiverem em duas pessoas ou sozinho, tire um pedacinho. A outra metade vocês darão a alguém que precisa. Podem mandar entregar na sua paróquia, embaladinho. E a paróquia entregará às pessoas carentes.

SEXTA-FEIRA SANTA
[ Crucifixo coberto e um pano vermelho ]

 [ Crucifixo coberto ] - Sobre a mesa de suas casas preparem um crucifixo. Deixem-no coberto. Pode ser aquele que veio para os encontros de família em preparação à Páscoa. Acompanhem a narração da Paixão do Senhor. E, na hora do beijo da cruz, destapem o crucifixo. Todos os de casa podem beijar o corpo de Cristo Crucificado. Deixem um pano umedecido com álcool para limpar após o beijo de cada um.
[ Pano vermelho ] - Coloquem um pano vermelho (cor litúrgica da Paixão do Senhor) no portão ou janela. Nele pode se ter o desenho (feito, desenhado ou colado) da cruz.


SÁBADO SANTO
[ Pano branco, água, sal e uma vela enfeitada para ser o círio doméstico ]

[ Pano branco ] - No Sábado Santo, Sábado de Aleluia (11/04), à tardinha, coloquem um pano branco (cor litúrgica da Páscoa) no portão ou na janela de casa. No Domingo de PÁSCOA todas as casas amanhecerão com um pano branco, celebrando a Ressurreição de Jesus. Esse pano branco deve ficar até a Missa do Domingo da Misericórdia (19/04). Depois, então, poderá ser retirado.
[ Vela enfeitada ] - Quando começar a transmissão da Vigília Pascal, reúnam-se todos num cômodo da casa e apaguem todas as luzes de casa. Acompanhem a celebração. Quando Círio Pascal for aceso na igreja matriz, acendam essa vela que será o círio de sua casa. Mas não acendam as luzes da casa. Quando cantarmos o “Glória” na missa da Matriz, então sim, acendam as luzes de casa e as apaguem, de forma que fiquem piscando durante todo o canto, o Hino de Louvor. Nesse momento nossa cidade inteira estará com este sinal da Páscoa de Jesus. Professaremos com essa vela acesa e com as luzes das casas piscando que Jesus venceu a morte, o pecado, as trevas: ELE RESSUSCITOU. Terminando o canto, deixem-nas acesas.
[ Água e sal ] - Nessa noite serão bentas a água e o sal. Deixem preparados. E na hora da renovação das Promessas do batismo, renovem respondendo em voz alta as perguntas do padre. E façam o sinal da cruz tocando nesta água. As comidas do Domingo de Páscoa deverão ser temperadas com este sal bento.

DOMINGO DE PÁSCOA
[ Pai-nosso especial ]

É muito importante rezarmos juntos nesse domingo festivo. Não se esqueçam de temperar as comidas com o sal bento e de deixar o pano branco na janela ou portão.
[ Pai-nosso especial ] - Quando o almoço estiver servido, toda família se reúna em torno da mesa e rezem, de mão dadas, um Pai-nosso com um sentido ainda mais especial, o da Páscoa, agradecendo ao Pai por ter ressuscitado Jesus e nos dado a salvação. Agradeçam tudo o que quiserem nesse momento. E terminem o Pai-nosso dizendo dois “ALELUIAS”: “... mas livrai-nos do mal. Amém. Aleluia! Aleluia!”.


Queridos irmãos e irmãs, vamos fazer um esforço para seguirmos esses passos e celebrarmos com toda dignidade e fé a Maior Semana do Ano, a SEMANA SANTA e a PÁSCOA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Podem parecer coisas muito pequenas, mas nos ensina São Francisco de Sales que “a grande fidelidade a Deus se demonstra nas pequeninas coisas”. Façamos esses pequeninos gestos com um grande amor e agradaremos ao Senhor a quem tanto amamos e que tanto nos ama.

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Deus seja bendito!




Comentários

  1. Obrigada pelas dicas e inspirações, Padre! Deus continue te dando sabedoria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens