Aniversário

A palavra aniversário significa “aquilo que volta todos os anos”. E o que é isto que volta todos os anos? É a celebração de uma data única na existência da cada pessoa: a do seu nascimento. Nascer significa “vir ao mundo”. Mundo é tudo o que existe e que toca nossa existência. Nascer não é o mesmo que existir, ou começar a existir, mas sim o momento em que uma existência oculta se revela ao mundo, que vem à luz do universo; que passa a ser compreendida individualmente e, não fundida ou confundida com outro ser; que, de certa forma, passa a ter autonomia.
O aniversário por si só, enquanto ocasião, pode significar pouco. Para que não seja assim, o celebramos. Celebrar significa “tornar célebre, dar importância”.O que é tornado célebre é a vida, que começou antes do nascimento, mas que, por convenção, quis-se marcar com este acontecimento. É importante celebrar a vida e com ela os atributos que a tornam vitável, repleta de sentido: a esperança, a criatividade, a fé, os sonhos, o trabalho, a amizade, o amor, etc.
Esta celebração pode se dar de diversas formas, desde uma grande festa a um simples recado de “feliz aniversário”, “obrigado por tudo”, “parabéns”, “te amo” “felicidades”, “muitos anos de vida” deixados no imã da geladeira, em cima do travesseiro, no guardanapo da mesa ou na plataforma do Facebook, Orkut, E-mail e semelhantes. O que sabemos é que alguma coisa neste dia o torna célebre: a recordação do nascimento de alguém, do teu nascimento. O que somos convidados a fazer é evidenciar esta data importante, isto é, valorizar a vida, não como um conceito abstrato, mas numa pessoa.
Desejamos parabéns para ressaltar que este dia e esta celebração existe e acontece “para o teu bem”; que a vida é para o teu bem. Assim seguimos dizendo que você tenha um dia feliz ao recordar sua vida – “feliz aniversário”!, “felizvida que volta!”. Feliz não significa apenas alegrias e realizações dos projetos, mas que a graça divina o envolva, que tua vida seja cheia de poder divino, de benção. A maior benção é a própria vida. E desejamos “muitos anos de vida” na ideia de que tua companhia nos é cara, embora sabendo que a vida não pode ser contada apenas pelos anos, nem mesmo vista só nesta dimensão.
Bom, saber de tudo isso é legal, mas há algo que gostaria de ressaltar: o convite da celebração de todo aniversário. Aquilo que volta todos os anos (aniversário) deveria ser o entusiasmo pela vida e pelo bem, movido pela gratidão e anseio de felicidade. Celebrar o aniversário é comprometer-se com a vida na sua imensurável presença; é acolher a vida como ela vem; é estabelecer relação com tudo o que vive de modo respeitoso e digno; é reconhecer e evidenciar o valor inquestionável da vida humana que acontece tanto em mim, quanto nos outros sete bilhões de habitantes do planeta; é voltar-se Àquele que nos concedeu a vida e entregá-la a Ele - Deus.
É neste sentido que sempre desejo FELIZ ANIVERSÁRIO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens