Discernimento e devoção - Espiritualidade Salesiana


A Espiritualidade Salesiana nos ensina que a santidade é um dom e uma tarefa de todo ser humano. Um convite para fazer a experiência do amor que vem de Deus. É caminhada séria que exige: reta intenção, vontade resoluta, caridade para com o próximo e confiança ilimitada na bondade de Deus. Caminhar rumo à santidade, pelos caminhos da vida devota, é muito mais deixar-se conduzir do que andar por si só, uma vez que nEle é que existimos, nos movemos e somos. Neste eterno movimento de nossa existência, nas esquinas da vida, vamos encontrando o olhar desse Deus apaixonado que nos chama à sua companhia. É por isso que o homem e a mulher, que desejam caminhar na busca da santidade, tem necessidade de compreender bem o sentido da própria vida, os motivos centrais de sua existência, os rumos a serem tomados, o comprometimento e as conseqüências das decisões assumidas. Em fim, precisa-se de discernimento para chegar à santidade. Neste sentido, queremos apresentar a vocês, amigos leitores, a partir da perspectiva salesiana, o caminho do discernimento espiritual que o ser humano deve fazer para chegar à santidade.

Para Francisco de Sales é importante que as pessoas que procuram a santidade, entendam que há uma relação muito próxima entre o desejo de perfeição e os deveres e responsabilidades de seu estado de vida. O caminho da santidade nos coloca diante de uma devoção, onde a fé e a vida andam juntas, como também nos lembra o Documento de Aparecida. Nosso pai espiritual nos orienta a discernir a devoção verdadeira das falsas devoções e creio que vocês hão de concordar que num mundo com tantas ofertas, não é difícil confundir-se no meio do caminho. Para Francisco a verdadeira devoção procede do amor de Deus pela humanidade, bem como o pressupõe; é a própria humanidade que responde a esse amor por meio de atitudes concretas, como uma noiva que corre ao encontro do seu amado. Em outras palavras, reconhecer e acolher a graça de Deus na nossa vida nos convoca à prática da caridade. Aqui, caridade e verdadeira devoção se unem num mesmo movimento, pois a verdadeira devoção nada destrói; mas sim, tudo aperfeiçoa. Não anda segundo determinam muitas regras da sociedade, numa proposta seletiva e excludente: onde quer que estejamos, podemos e devemos aspirar continuamente à perfeição, certos de que Deus de braços abertos espera por nós e que há de nos confiar uma missão.

É comum nas vivências espirituais, gastarmos muita energia para saber quem é Deus e fazermos pouco esforço para saber quem somos, esquecendo-se de que Deus se manifesta essencialmente em cada filho, filha. Sem essa premissa, fica difícil fazer um discernimento coerente, ainda mais se o desejamos fazê-lo na perspectiva salesiana, que necessariamente vai nos colocar diante duas perguntas fundamentais: Quem sou eu? Quem é Deus? Daí nasce um trabalho antropológico pelo conhecimento de si em Deus e o conhecimento de Deus na própria história. Na busca de respostas a estas interrogações estabelece-se uma comunicação entre o criador e a criatura. O Deus que ama, nos fala e nos escuta, atraindo-nos a falar-lhe de nós e escutá-Lo com fiel admiração. Há a marca de uma linguagem entre Deus e a pessoa de maneira contextualizada, no momento presente. Desta relação dialógica vai nascer a verdadeira experiência espiritual, de onde também, brotará o desejo de colocar-se no caminho de perfeição, e este apresenta sempre um desafio: entregar sua vontade para fazer a vontade do Pai. Seguir o exemplo de Jesus: alimentar a vida com a vontade do Pai. Aqui, na maioria das vezes, surge uma dúvida existencial: o que é a vontade de Deus na minha vida? Como saber que determinado acontecimento ou apelo é vontade de Deus para mim? A resposta pela vontade do Pai vem pelo caminho do discernimento espiritual que atinge o concreto da existência humana, com suas dores, incertezas, fracassos e vitórias. Para tal resposta chegar com sua real essência, é preciso ser honesto nas perguntas, não ter medos de fazê-las. Ainda, é bom lembrar: o discernimento inclui a presença de uma segunda pessoa, o conselheiro ou conselheira espiritual.

As pessoas que mais admiramos são as que foram honestas a cada situação de sua vida, encarando as diversas situações como elas eram e tomando decisões evangelicamente coerentes, mesmo que isso incluísse perdas. Eis um ponto difícil de entender: as perdas. Não há como fugir. O discernimento nos conduzirá à necessidade da lapidação pessoal, perder o excesso que oculta o verdadeiro brilho de cada pessoa. Podemos incluir paralelamente, quase que sinonimamente, a palavra renúncia: deixar algo, mesmo sendo bom, por outro melhor. A vida devota, na busca pela santidade, exigirá tais atitudes. Por exemplo, a organização em casa, exige renúncia do descanso, para o trabalho em limpar os móveis, trocar tapetes, cortinas, aquilo que bem conhecemos de nosso cotidiano, não sem sentido, mas para oferecer maior comodidade e paz no merecido repouso, ou porque sabemos que vamos receber a visita de amigos, de pessoas que nos são queridas.

Estamos entendendo por essas linhas que o discernimento espiritual envolve todo o ser humano, e isso realmente é verdade. A pessoa concreta e o contexto em que ela vive formam a unidade no processo de discernimento, assim como o ser humano é uma unidade de corpo e alma, com sua história e seus anseios nos seus diversos aspectos. A vida humana não é uma realidade estática e pré-determinada. A vida tem características próprias: crescimento, sentimentos, movimento, criatividade, tendências, conflitos e relações. Por isso, Francisco de Sales insiste para entendermos o amor de Deus em nossas vidas como movimento contínuo e renovado. Tudo na espiritualidade salesiana é muito pessoal e adaptado à qualidade do coração do homem ou da mulher que procura amar a Deus com todas as suas forças. Cada indivíduo tem um modo original de conformar-se, ao Senhor que modula cada um de nós pela inspiração incessante do Espírito Santo e é isto sinal visível dum humanismo devoto que percorre o ciclo: iniciativa de Deus, resposta humana; amor de Deus, caridade humana e assim progressivamente.

Vê-se então, claramente entendido, que discernimento é a arte da vida espiritual, na qual eu compreendo como Deus se comunica comigo e a verdadeira resposta que a Ele devo oferecer. Há uma inteligência contemplativa. Uma via contemplativa e sapiencial que nos protege dos desvios, do fundamentalismo, dos exageros e nos situa num contínuo crescimento nas virtudes. Deste modo, somente pode-se assumir a vontade de Deus em nossa vida na medida em que formos capazes de sermos adultos na fé e assim, não haverá espaço para comércio com Deus ou excesso de amor próprio que determina como deve ser este ou aquele acontecimento. Seremos pessoas livres, capazes de andar com fé pela vida, de transcender a nós mesmos, reconhecer-nos pessoas amadas e por isso amantes, não simplesmente na idéia, mas, no concreto do cotidiano.

Discernir o bem do mal, o bom do ruim, o motivo e as conseqüências de cada ato, mesmo se foi omisso, sem a pesada idéia moral de julgamento e condenação, tendo em mente o olhar cuidadoso de um Deus que ama sem medida e de um ser humano, embora imperfeito, mas querido e amado pelo seu Deus, é atitude que revela fé madura e conhecimento de si. Ser quem se é e sê-lo perfeitamente, como ensina São Francisco de Sales, é processo de filtragem de todas as coisas, para ficar somente com o essencial, é sinal de sabedoria, de beleza e de virtude. E o mais bonito é que nesse processo vamos encontrar a santidade, esse dom revelado a cada pequena tarefa na casa que somos, na casa que temos, a cada simples gesto de lapidação como, ser mais paciente, sorridente, mais disponível para ajudar as pessoas. A cada passo, o discernimento espiritual nos conduzirá a configurar-nos a Cristo. Isso implicará sofrimento por ver a dor do irmão abandonado, tratado com indiferença e espoliado pelos poderosos desse mundo ou para descobrirmo-nos também nessas atitudes e pôr-nos em processo de conversão à luz do rosto misericordioso do Pai querido. No fim tudo é graça, e o caminho que parecia longo e difícil, fez-se singular, o que era amargo torna-se doce, pois em companhia Daquele que é a razão, se tem sempre o impulso necessário.
 

Trilhar pelos caminhos da verdadeira devoção é comprometer-se em ser melhor a cada dia, segundo o Evangelho. Por isso a importância de discernir corajosamente o que me faz ser mais fiel ao Cristo. Em casa, na Igreja, no trabalho, no lazer, como já foi dito, há sempre o perigo de confundirmos nossa vontade pessoal, nossos interesses e limitações com a Vontade de Deus. É nessas horas em que invocamos o auxílio do Espírito Santo, buscamos ajuda de alguém para pôr mais luz na estrada, a fim de decidir pela melhor perspectiva da santidade e do amor que torna tudo pleno. E quando o discernimento tornar-se muito difícil ouviremos mais uma vez o sábio conselho de nosso santo: Fique em Paz, o mesmo Deus que o colocou nessa situação, o conduzirá com sua mão, até o fim. Fique em paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens