Pensamentos noturnos


Gosto do pensamento que brota à noite: às vezes vem como síntese de um dia, às vezes é perspectiva germinando e, outras vezes, uma simples surpresa do “eu em mim mesmo sem mesmice”. Por isso tenho dado valor a estes pensamentos.

Sei de muitas mulheres e homens sábios que tiravam um tempo só para ouvir sua alma
Nesta hora do dia.
Dia que é noite.
Noite que ouve a alma.
Alma transparente.
Noite que pode ser iluminada como o dia se o pensamento certo for colhido com seriedade.
Alma espelho dos olhos, eco dos ouvidos, oficina dos pensamentos, cantinho dos desejos.

O dia não pode ser feito só pela soma de afazeres e preucupações da gente. É preciso que algo fique em nós como produto do humano que se faz a cada experiência. Aquele que se levantou cedo é o mesmo que vai adormecer, mas não do mesmo jeito. Este jeito precisa ser sadio, precisa ser bom. Você sempre do mesmo jeito e eu também, no que isto ajudaria? Em quase nada. Assim o pensamento da noite vem para educar e para ser educado. Educa-nos porque mostra que não podemos passar pelo dia insensíveis à vida que nele ocorre; que, ou a gente toma uma atitude diante dos acontecimentos ou o vento nos leva para onde quer. Resultado: catástrofe.

Mas nem todo pensamento que vem, brotou do sábio recanto da alma humana e por isso precisa ser educado para não se transformar em monstro. Aquilo que brota como pensamento de ódio, de aniquilamento, de tristeza infértil, deve ser educado para que mude e traga benfícios. O perdão, a estima de si, o crédito que dou a mim mesmo, o repeito ao pensamento e à crença do outro não vem com naturalidade. Precisamos ser educados e educar-nos para ser assim. Mesmo que muitas coisas deram errado no dia que termina, se meu pensamento invade meus sentimentos dizendo que sou perdedor, inútil, sem graça e sem sorte, não é este pensamento que norteará minha síntese cotidiana. Aqui entra a razão como parceira da emoção e dos sentimentos, por isto estou falando em “pensamentos”. Se não educamos nossos pensamentos, eles nos educam. Os que são bem e bem nos educam, merecem a anfitrianiedade do nosso coração. Os que vieram misturados à sugeira do mundo precisam ser orientados para a fecundidade humana.

O pensamento da noite é esboço daquilo que, muitas vezes, nem demos atenção. Então vem nos dizer: “presta atenção nisto!”. Prestar atenção ao que ficou em mim é buscar organizar as coisas. Que nada fique em excesso, mas também que nada falte; que todas as coisas ucupem o seu lugar, segundo sua importência e nossa necessidade; que estas coisas, desejadas ou não, tornen-se instrumento de paz no âmago de nosso ser. Pensar, no fundo, é transferir-se comprometidamente para o mundo e edificar um farol, pois é sinal de humanidade humanizando-se.

Quero, então, te convidar a dar sempre “boas-vindas” aos teus pensamentos, principalemnte aqueles que brontam à noite. Eles te dirão a forma verdadeira como você acolheu e encarou as experiências do dia; eles te farão lebrar do valor das pessoas que você ama; eles te recordarão da particularidade fantástica que você é. Em outras vezes iluminarão teu caminho, te darão perspectivas, te impulsionarão a seguir remando; fazer-te-aõ ver que as ondas gigantescas a teus olhos, na verdade são comuns e que a diferença está em não desistir. E, por fim, te fará encontrar com este “seu eu em si mesmo” pronto para te surpreender novamnete roubar-lhe um sereno sorriso, senão, uma gargalhada daquelas que nos fazem retomara or orgulho de ser quem é e caminhar rumo ao ser que se sonha ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens