Advento: simplicidade e unidade


Iniciamos o tempo do Advento: tempo de preparação, de conversão e de esperança. Tempo de darmos atenção à simplicidade da vida e de Deus, de tomar a manjedoura como espelho do céu e modelo de vida. Felizes são os nossos olhos porque podem ver o Cristo nos sinais da Igreja e renovar nossa fé naquele que permanece conosco, e que um dia virá de forma definitiva para celebrar a alegria eterna!
Você se sente simples demais? Sente-se pequeno, incapaz de muita coisa e até mesmo intimidado perante os  outros? Muita gente se sente assim, até se afasta de Deus por causa disso. Mas Cristo, diz: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado" (Lc 10, 21). Quando mais simples você for, mais apto está a entender a mensagem de salvação que Cristo traz. Estou falando daquela simplicidade e daquela pequenez que nos transforma em seres humanos melhores. O orgulho e a prepotência desfiguram o ser humano.
Outra coisa que Jesus fala é da união entre ele e o Pai (Lc 10, 22). Só quem está unido a Deus, afetiva e efetivamente, pode reconhecer o rosto dele onde a lógica do mundo  jamais o reconheceria. Estar unido a Deus é comungar do seu sonho. O profeta Isaías chega a exagerar quando diz: "o lobo e o cordeiro viverão juntos, a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca das serpentes" (Is 11, 5-8). 
Tempo de Advento é tempo de estar unido a Deus. Se te visitou a dor da perda de alguém muito querido, una-se a Deus. Com ele se consegue perceber realidades que permaneceriam ocultas, pois ele é a Luz, o Caminho, a Verdade e a Vida. Jamais se esqueça que, embora você não tenha todas as respostas, você tem Deus. E quem tem Deus, tem tudo! Siga simples e unido ao Senhor: é isto que ensina a manjedoura, o presépio, o Advento.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens