Novo Ano


O tempo é uma categoria que criamos para definir e medir as transformações que ocorrem na vida. O chamamos de cronológico ou então de Kairós. O cronológico (krónos) é aquele que medimos com o nascer e o pôr do sol, com as fases da lua,  com as estações e com o relógio, o cronômetro. O Kairós é aquele que trata dos tempos de “graça” em nossa vida, daqueles acontecimentos que permanecem em nossa vida.
Estamos, pois, ouvindo um ano novo bater em nossas portas: é 2022. Como é NOVO, desperta muitos projetos. Começar bem é uma boa ideia. E só se começa bem quando se tem consciência de onde sai e aonde quer chegar. Por isso, podemos perguntar: 2022 será um Ano Novo ou um Novo Ano? A diferença é simples: Ano Novo é expressão cronológica e Novo Ano é kairótica.
Que 2022 não seja um Ano "De Novo" (mais um ano). Não! Dois mil e vinte e dois precisa ser vivido intensamente de acordo com os acontecimentos e os bons arquétipos que temos. Não pode ser um peso, nem uma repetição ou mera continuação. Tome atitude! Inaugure utopias, estabeleça metas, crie rotas, delineie estratégias, priorize valores e comprometa-se com quem e com o que faz a diferença em sua vida. Viva! É possível, e quase previsível, que teremos dificuldades, enfrentaremos barreiras, seremos surpreendidos por coisas que nos desequilibrarão. Mas isto não deve travar nossos sonhos para este ano. Da mesma forma, coisas boas hão de nos acompanhar e nos fortalecer. Vamos projetar coisas boas e o bem nos escoltará.
Não cobre nem espere de 2022 aquilo que é sua tarefa. Estou dizendo isto a mim, também. Vamos esperar, como disse Paulo Freire, a partir do verbo esperançar, não confundindo com a esperança do verbo esperar. Envolvamo-nos com a responsabilidade de torna-se um ser humano melhor, fazendo os outros felizes.
Nossa cultura estabeleceu mitos e ritos em torno da passagem de ano. Selecione-os. Não se apegue às tradições que te desresponsabilizam. Então, com bons projetos, estreitando nossa amizade com Deus, inauguremos o ano que chega como sendo aquele em que tudo pode acontecer, menos o nada, porque a história é feita de feitios e efeitos, não simplesmente de "fazeção".
Abençoado Novo Ano! Obrigado por sua atenção. Que possamos continuar trocando ideias neste simples blog, com estas Simples Palavras.
Com carinho

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens