Vigília de Oração pela Paz e pela Pátria


Inicia-se[1] com o Vídeo do jovem cantor Luan Santana cantando a Oração de São Francisco na Vigília diante do Papa, que convocou esta nossa Vigília e dia de Jejum e Oração pela Paz.

Ambiente: Cada grupo organize como puder. Que nele tenha lugar para a palavra de Deus, pra uma vela acesa e para uma bandeira branca, símbolo da paz.

1º Quarto de Hora (15 minutos iniciais)


Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém.
Pres.: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.
Com: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO (se houver Padre ou Diácono, ele fará exposição do Santíssimo. Se não houver, peçam ao Ministro da Eucaristia que abra a porta do Sacrário ou coloque a ambula sobre o altar).
Canto: Oração de São Francisco ou Pai de amor aqui estamos...

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS (um leitor ou leitora proclama bem pausada e solenemente do local preparado para este momento – também pode ser do local onde alguém esteja sentado, desde que todos possam ver e ouvir).
Evangelho segundo São Mateus 5,13-16
13 «Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; serve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Palavra da Salvação!

REFLEXÃO
Convidar uma pessoa da comunidade ou do Grupo para fazer uma breve reflexão.

ORAÇÕES OU CÂNTICOS PENITENCIAIS
Reza-se, com devoção, um Pai nosso, uma Ave Maria e um Glória

Dir.: Vamos, irmãos e irmãs, pedir perdão a Deus por não sermos sempre promotores da paz e do bem!
Canto: Perdoai-me outra vez, Senhor, novamente... ou outro penitencial
Se não der 15 minutos, fica-se em silêncio (ou com uma música instrumental, solo no violão) olhando para o Santíssimo.

2º Quarto de Hora

 
Inicia-se este segundo momento ouvindo ou cantando a canção STOP STUPIDEZ – Trio Ir ao Povo Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xK3bisyitmI

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS
Carta de São Paulo aos Colossenses 3,15-17
15 Que a paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa paz vocês foram chamados, como membros de um mesmo corpo. Sejam também agradecidos. 16 Que a palavra de Cristo permaneça em vocês com toda a sua riqueza, de modo que possam instruir-se e aconselhar-se mutuamente com toda a sabedoria. Inspirados pela graça, cantem a Deus, de todo o coração, salmos, hinos e cânticos espirituais. 17 E tudo o que vocês fizerem através de palavras ou ações, o façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele.
Palavra do Senhor!

REFLEXÃO
Cada pessoa pode repetir uma palavra da Leitura em tom orante. Pausadamente, um depois do outro, não tem problema a repetição de palavras ou frases.

ORAÇÕES OU CÂNTICOS EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS BENEFÍCIOS RECEBIDOS
Reza-se, com devoção, um Pai nosso, uma Ave Maria e um Glória

Dir.: Vamos, irmãos e irmãs, cantar em ação de graças por tudo o que Deus nos concede e pelo Seu imenso amor!
Canto: Graças dou por esta vida ou Senhor, meu Deus, quando eu maravilhado ou, ainda, Eu te exaltarei. Também pode se cantar mais de uma canção.
Se não der 15 minutos, fica-se em silêncio (ou com uma música instrumental, solo no violão) olhando para o Santíssimo.

3º Quarto de Hora

 
LEITURA DA PALAVRA DE DEUS
Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 2,1-4
1 Antes de tudo, recomendo que façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças em favor de todos os homens, 2 pelos reis e por todos os que têm autoridade, a fim de que levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade. 3 Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. 4 Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
Palavra do Senhor!

REFLEXÃO
Convidar o Padre ou Diácono e, se eles não estiverem presentes, uma pessoa da comunidade ou do Grupo, para fazer uma breve reflexão.
 

PRECES PELA PAZ NA SÍRIA, EM TODO O MUNDO E PELA PÁTRIA BRASILEIR
Senhor, concedei o dom da paz à Síria, ao Oriente Médio e a todo o mundo!
Todos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos!

Senhor, concedei que as crianças e os anciãos, as mães e os pais, os jovens e os estrangeiros possam se sentar à mesa com tranquilidade para partilharem do pão, sem o terror da guerra!
Todos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos!

Senhor, concedei ao nosso país a libertação das guerras e de toda violência, libertação que acontece pela prática da justiça e da solidariedade!
Todos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos!

Senhor, concedei à nossa Igreja viver na paz inquieta de Jesus e ser mediadora da paz no mundo todo como instrumento Vosso!
Todos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos!

Senhor, que as nações se unam pelo bem e não pela guerra; que, a começar pelas famílias, passando pelas pátrias e alcançando todos os cantos do planeta, em especial pela Síria e pelo Oriente Médio, a consciência da cultura do encontro seja fermentada e cresça, para que todos tenham vida em plenitude.
Todos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos!
(a comunidade ou o grupo podem fazer outras preces, preparadas ou espontâneas)

Música: Paz, nós queremos paz – Joana. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=nOdeOC-h6jA  Cantar ou ouvir.

Reza-se, com devoção, um Pai nosso, uma Ave Maria e um Glória
 

Último Quarto de Hora

BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO (se houver)

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS
Do Evangelho segundo São João  14, 22-27
22 Judas, não o Iscariotes, perguntou: «Senhor, por que vais manifestar-te a nós e não ao mundo23 Jesus respondeu: «Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou. 25 Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. 26 Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse. 27 «Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu dou para vocês não é a paz que o mundo . Não fiquem perturbados, nem tenham medo.
Palavra da Salvação!

REFLEXÃO
Espontaneamente, quem desejar, pode dizer algo a respeito da Leitura ou deste dia especial de Oração e Jejum pela Paz.

ORAÇÕES
Reza-se, com devoção, um Pai nosso, uma Ave Maria e um Glória
 
Dir.: A paz deve começar por cada um de nós. Devemos ser promotores da paz e do amor. Cantando, vamos nos abraçar, não deixando ninguém sem este abraço, e desejar a todos a paz, a paz de Cristo.
Canto: Quero te dar a paz
 Dir.: Irmãos e irmãs, ajoelhemo-nos um pouquinho diante do Senhor na Eucaristia e, em silêncio, dirijamos-lhe nossa prece pessoal pela paz. O Senhor nos ouve. O Senhor também quer a paz. Permaneçamos em silêncio.
(após um tempo de silêncio e oração pessoal todos são convidados a se levantar)

BENÇÃO

Dir.: O Senhor esteja conosco!
Com: Ele está no meio de nós
Dir.: Abençoe-nos o Deus da Paz! Conceda ao Mundo, ao Oriente Médio e a Síria, o dom da paz! Conceda a nós, à nossa comunidade, à nossa Igreja e ao nosso país o dom da paz! Abençoe-nos o Deus da Paz, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
Com: Amém!
Dir.: Vamos como promotores da paz e que o Senhor nos acompanhe.
Com: Graças a Deus!

Por Nildo Moura de Melo, OSFS




[1] Oração composta a partir de um modelo postado por Frei Rodrigo Machado Soares, OFM. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0ByXAgn9Kgdzjd1NhWUFfeHRpeFk/edit .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens