A arte de recomeçar


Recomeçar é diferente de começar. Você sempre começa algo que ainda não existe. E recomeça só quando algo merece ser continuado, ainda quer de modo diferente.
O Evangelho fala de muitos recomeços. Jesus era mestre na arte de recomeçar. Pedro, por exemplo, precisou recomeçar várias vezes. Não só ele, mas todos os discípulos. Um deles não quis. Foi o que teve destino mais triste. Madalena, Zaqueu, Bartimeu, Levi, a mulher emoroiça, a samaritana e tantos outros que Jesus desafiou ao recomeço, aceitaram e tiveram uma história inesquecível. O Jovem Rico também foi desafiado, mas achou muito exigente recomeçar. Jesus lamentou. A todos estes Jesus queria ajudar a recomeçar. Recomeçar dentro da vida que tinha principiado pela graça de Deus e precisava terminar na graça Dele.
Nós temos uma vida tecida por recomeços. Um dia começamos a andar. Mas foi preciso muitos recomeços até andarmos de verdade, livres e seguros. Depois queríamos andar de bicicleta e começamos... foi preciso recomeçar a cada tombo, a cada desequilíbrio. Na escola não foi diferente. Muitas borrachas, corretivos, páginas rasgadas até acertar as palavras e melhorar a caligrafia (alguns não melhoraram até hoje, hehe...). Depois, muitos quiseram investir numa relação com alguém. Veio o tempo do namoro. Talvez não tenha dado certo com a primeira pessoa, nem com a segunda. Foi preciso recomeçar até dar certo, até encontrar o grande amor de sua vida. E depois do casamento nem tudo foi continuado sem a necessidade de um recomeço. A vida é sempre recomeçar. Quando valem a pena os sonhos, valem também os recomeços!
Vamos voltar a nossos exemplos Bíblicos. Olhemos para a cena de Pedro e Jesus na beira do mar. Pedro havia negado o Senhor e o Senhor havia perdido seu amigo Pedro. Pedro queria recomeçar, mas não tinha coragem. Jesus queria recomeçar e era ousado. De madrugada foi à beira da praia, preparou uma fogueirinha, peixe, pão e mandou que lançassem a rede do lado direito. O milagre aconteceu e cento e cinquenta e três peixes apareceram. Pedro reconheceu: “é o Senhor!, porque só ele é capaz de fazer assim”. Foi então ao seu encontro. O Senhor lhe pediu peixe. Pedro trouxe, pôs sobre a brasa e começaram a comer.

Na praia, fogo aceso, peixe e pão.
Uma noite de tristeza e escuridão.
Pescar não é fácil nunca foi,
"Ah, se o amanhã trouxesse uma solução!?"
"Vocês têm alguma coisa pra comer?"
Alguém pergunta, alguém quer saber.
"Joguem a rede e peixes encontrarão":
Eis o milagre que será restauração.
Derrepente, Jesus rompeu o silêncio da madrugada com uma pergunta avassaladora: “Simão, filho de João, tu me amas?”. “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo!”, respondeu Pedro. “Apascenta minhas ovelhas”, disse o Senhor. Em outras palavras, “RECOMEÇA”. E perguntou de novo: “Simão, filho de João, tu me amas?”. “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo!” “Apascenta minhas ovelhas”. “Simão, filho de João, tu me amas?”. “Sim, Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo!” “Apascenta minhas ovelhas, Simão, RECOMEÇA!”
E tudo recomeçou. Depois disso, Jesus pode, enfim, voltar para a comunhão plena da Trindade e Pedro pode voltar à comunhão plena da comunidade cristã. Os dois eram amigos novamente. Os dois recomeçaram. Jesus, reconquistando, levantando, perdoando; Pedro, aceitando, ouvindo, levantando-se.
Penso que recomeçar é mais ou tão bonito quando começar porque exige acreditar no sonho. Triste é a pessoa que sempre está começando a não conclui nada. Feliz é a pessoa que, embora não tenha completado, sabe perseverar no mesmo propósito ainda que tenha que recomeçar várias vezes. Eu compreendo que uma pessoa é forte pelas vezes que teve a coragem de recomeçar. Lembro, ainda, que na via-crucis Jesus recomeçou três vezes. Ele entra aqui e nos ensina, como ensinou a Pedro, a recomeçar em todas as situações da vida, pois é assim que a gente se equilibra nas pernas da vida, na bicicleta do destino e aprende  na escola da fé. Recomece! Não tenha medo de recomeçar.

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens