A alegria de ser discípulo/a missionário/a

Você lembra qual foi a melhor notícia que você já deu? Faça um esforço e busque lembrar. Qual foi a melhor notícia, a mais alegre que você já deu? Nós, os discípulos/as missionários/as de Jesus Cristo somos portadores/as de notícias alegres. Isso é ser cristão/ã, é viver a ALEGRIA DO EVANGELHO.
O mundo precisa de alegria e nós sabemos que esta alegria é Jesus Cristo. O papa Francisco nos lembra que “com Jesus Cristo a alegria renasce sem cessar” (EG 1). Meus amigos e amigas, sei que muitas pessoas têm enfrentado sofrimento, passado por coisas que não merecem. Diante de tudo isso precisamos reencontrar a alegria, e “é preciso permitir que a alegria da fé comece a despertar, como uma secreta, mas firme confiança, mesmo no meio das piores angústias” (EG 6). Confiar em Deus faz brotar a alegria em nossos corações. A fé precisa nos comunicar esta alegria, caso contrário, não é uma fé adulta, ainda.
Dizia são Francisco de Sales que “a alegria abre o coração”. O discípulo missionário precisa deste coração aberto para Cristo possa sempre comunicar suas luzes. Mas não confundamos esta alegria com uma fantasia. Esta alegria é uma postura que se alcança com exercício. Sim, filtrando as coisas que chegam até nós, ocupando-se com aquilo que possa fazer bem e descartando o que envenena a vida. Quem quer servir a Deus precisa da alegria, pois “não basta fazer a vontade de Deus, para ser cristão/ã é preciso cumpri-la alegremente” (SFS), para ser discípulo/a missionário/a é preciso irradiar alegria.
“Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!” (EG 83) e nem sejamos “pessimistas lamurientos e desencantados com cara azeda” (EG 85), pois somos “mensageiros alegres de propostas altas, guardiões do bem e da beleza que resplandecem em uma vida fiel ao Evangelho” (EG 168). Nós temos uma notícia a ser repetida incansavelmente a cada pessoa: “Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar” (EG 164). Não nos fixemos em outra notícia. Abramo-nos à alegria de anunciar coisas alegres, de anunciar a própria alegria que é Cristo Jesus!

Mas, Irmão, e quando estou realmente triste, o que fazer? Busque o colo de Deus e lembre-se: “a nossa tristeza infinita só se cura com um amor infinito” (EG 265). Ame sempre, ame a Deus e ame ao próximo. E deixe-se amar por Deus e pelos irmãos. Você, discípulo/a missionário/a, se quer realmente ser feliz, estar pleno de alegria, seja todo/a de Deus e tudo para o próximo. E comunique esta boa notícia do amor de Deus. Ouse acreditar no que você anuncia. Deus nos ama, seu amor nos cura, sua cura se faz sentir na alegria do serviço, da caridade. A alegria de ser discípulo/a missionário/a é alegria de ser amado/a e de poder amar. Nada pode ser mais belo, mais forte, mais santo e mais vivo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens