Encenação de Natal 2016


Entra alguém muito bravo e expulsando as pessoas da capela ou do lugar onde estão.

O que vocês estão fazendo aqui? Fora! Eu disse: fora! Não quero ninguém na minha casa, não quero esse tipo de gente por aqui. Vão procurar um lugar pra vocês bem longe. Fora! Fora! Vão, eu estou mandando! Fora! Vão! Vão...


Outra pessoa na capela exorta as pessoas:
É melhor irmos. Hoje não é dia para confusão. Vamos gente! Deus não vai nos abandonar. Vamos sair, talvez encontremos alguém de bom coração que nos acolha.

As pessoas saem para o pátio da capela e veem o salão aberto ou outro ambiente conforme possibilidades. A pessoa que convidou a saírem agora convida a entrarem no salão.

Vejam gente, ali há uma luz, parece ter gente. A porta esta aberta. Vamos ver se tem um lugar para nós.

Entram no salão. Lá estão as cadeiras organizadas para sentarem. Quando todos se acomodam, as luzes se apagam. Começa a encenação de Natal.

Música: Noite feliz
.
Narrador.
Há dois mil anos atrás, numa noite como essa, eu nascia. Era frio, era escuro e a minha família tinha sido abandonada. Eu conhecia o mundo do jeito que o mundo é.
Nesta noite de natal, dia do meu aniversário, encontro muita gente como vocês, expulsa da sociedade. Nem eu, nem meu Pai queríamos que fosse assim. É o mundo que faz o mal para as pessoas.
Eu vim ao mundo para que o mundo tenha a vida, a vida eterna, a vida feliz.
Quero que nesta noite você receba o que busca em mim. E que você leve às pessoas o que elas buscam em você. Eu te amo!

Olhe para trás. Por favor, olhe para trás. São os anjos que estão chegando.
Tudo acontece de novo. É o mistério da fé.



ANJOS
Entram os anjinhos menores com velas. Depois os maiores. Eles vem detrás. Na frente, a gruta que havia sido construída e que estava fechada é aberta. O menino já está com o pai e mãe na manjedoura. Os anjos menores levam cobertorzinhos e os maiores vão levando velas.

Música: Cristãos, vinde à porfia
( https://www.youtube.com/watch?v=SU4Of3XVURk)

Narrador: O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na terra da sombra da morte resplandeceu a luz (Is 9,2).

PASTORES
Entram os pastores com suas famílias.
Música: Pelos prados e campinas (https://www.youtube.com/watch?v=5prkEe31o3Q)
Narrador:

MAGOS
Entram os magos com os presentes.
Música: Ouro incenso e mirra (https://www.youtube.com/watch?v=Sv5GIdkc7Q0)


ANDARILHO

Entra um homem com uma mala nas costas, roupa surrada, cabelo despenteado. Na porta do salão e faz-se notar. Vai até o início do corredor. Mostra-se cansado e abatido.
Quando todos o avistam ele começa a cantar a música Hallelujah na versão que segue. O aleluia é cantado por todos os personagens, menos a sagrada família.

Hallelujah (versão natalina)

Eu vi brilhar uma estrela no céu
Logo pensei nas coisas de Deus
E vim aqui pra ver o que Ele fez.
Eu tinha bem pouco pra trazer
Disseram que o rei nasceu aqui,
Eu vejo só um menino. Aleluia!

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Por que deixar crianças assim?
E por que famílias com este fim?
Vejam a criança na manjedoura.
E ela nos traz a paz do céu,
Seu sono é prelúdio de amor
E sua vida sem igual. Aleluia!

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Irmãos, hoje de novo é Natal
Nasceu Jesus em Belém de Judá.
Venham vê-lo! Venham vê-lo!
Menino Deus, acolhemos a Ti,
Que esta noite seja de paz e luz.
Tu és Santo, exaltado. Aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Dorme, pequenino Jesus.
Que nós estamos aqui, ó Luz,
Prontos para ouvir teu coração.
Desculpa a palha e o casebre
E eu que vim desse jeito, assim.
Mas que felicidade eu sinto aqui!

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.



Todos vem adoram o menino e naquele clima de Natal se abraçam e se abençoam. Por fim, a

Benção do Padre.

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens