A MISSÃO DOS CRISTÃOS: apenas um enfoque

           
         Toda paixão envolve-nos numa missão. Já reparou que é quase impossível ser indiferente quando quem amamos está perto? Ou quando se fala naquilo que apreciamos? Isso acontece porque quem tem paixão tem uma razão e, por causa desta razão, revira o mundo. A vida sem razão é um acidente sem sentido. Por isso a paixão é o sal da terra e do coração humano. Ela eleva o homem mediano para o mais alto que possa chegar. Pois bem, talvez este termo, paixão, confunda. Por isso, deixo claro que o uso para designar aquela entrega de corpo e alma a alguém ou a um ideal. Finalizando esta introdução quero, ainda, inferir a seguinte certeza: a paixão é uma categoria do cristão. Não há cristão sem paixão. Não há cristão sem coração. Bom, se a paixão é uma categoria do cristão e toda paixão implica uma missão, qual é, então, a missão do cristão?

         Olhe para Jesus e saberás qual a missão do cristão! - seria esta uma boa resposta? Sim e não. Sim, porque, de fato, Ele é a imagem perfeita daquilo que deve se tornar e ser o homem que o quer seguir. Não, porque tal afirmação pode dar margem a muitas interpretações e podemos não nos encontrar nesta conversa. Então, vou enfocar uma característica daquilo que pode se compreender como missão do cristão. Acho que ajudará mais.

Em uma sentença: a missão do cristão é tirar o mundo da solidão. É mostrar que há uma companhia radiosa chamada Jesus. Onde o desamparo impera, o cristão tem como missão iluminar com o afago do Senhor do amor. Mais do que mostrar: ser! Ser a presença do Senhor junto às pessoas que sentem-se abandonadas ao destino. Uma presença libertadora que devolve a esperança roubada pela solidão. Uma presença que recorda o que muitos estão esquecendo: Deus está junto dos seus filhos. Uma presença apaixonada e apaixonante que devolve o gosto pela vida àqueles que o tinham perdido.

Viver só e acostumar-se com uma solidão estéril conduz ao egoísmo. O egoísmo é um veneno que mata de diversas formas. A uns ele leva à depressão. A outros leva à busca desequilibrada de satisfação instantânea e exclusiva. A outros, ainda, leva à propagação do seu vazio e legitimação de suas crueldades. Poderia falar da solidão assassina que impera sobre as pessoas famintas e sedentas de pão e água[1], sobre aquelas que vivem em meio às guerras e aquelas que são perseguidas por anunciarem o bem e a justiça. Com no mínimo três bilhões de irmãos, mesmo assim precisam gritar sozinhas e correr risco de morte, precisam mendigar enquanto outros esbanjam. A solidão existe. Ela mata. Ela não é dom quando você não tem outra opção.

Existe uma outra solidão que gostaria de citar: aquela de quem não tem fé nem projetos. Jesus pediu para que nós lhes apresentássemos a companhia Dele. Para ajudar o mundo a viver sua vocação é preciso estar em sintonia com Deus. Do contrário, cansaremos muito rápido. Assim o Senhor nos ensinou. Não digo que quem se declara ateu esteja imerso na solidão do vazio, apenas recordo que Cristo apontou para todos e disse: "sou o caminho, a verdade e a vida". O ateu tem direito de ouvir nossa boa notícia. Não deve ser obrigado, mas a ele deve ser apresentada a proposta que recebemos do Salvador.

A missão do cristão é tirar o mundo da solidão. Cristo está sempre conosco e nós somos apaixonados por Ele. Desta paixão nasce uma missão, uma vocação: fazê-Lo amado no amor que podemos dispensar para quem está só. Somos os anjos do Deus-companhia. Se há alguém abandonado à solidão do destino traçado pervertidamente pelo mal, nós queremos romper com esta cadeia introduzindo a aurora do Cristo. Ele saiu da realidade trinitária invisível para fazer companhia a toda humanidade vivendo plenamente nossa condição. Ele rechaçou a solidão imposta por quem quer que fosse e se pôs beligerantemente contra o abandono. Duas palavras são originais suas: “Eu vim”, “vinde a mim”. O nazareno se fez companheiro de todos e procurou todos os caminhos para dar cabo a isto. Apaixonado pela humanidade assumiu a missão de redimi-la e o grande ato que carimbou esta sua opção foi a sua companhia da qual jamais abriu mão, nem mesmo para a morte ou diante dela. Nossa missão é tirar o mundo da solidão: somos cristãos!



[1] Cada dia, morrem por causa da fome, 24 mil pessoas. Dez por cento das crianças, em países em desenvolvimento, morrem antes de completar cinco anos de idade e pelo menos 2,7 bilhões de pessoas com falta de água potável em algum período do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens