O Ponto Final



Quando era criança, em dias de tardes quentes, nas classes primárias, ansiava por ouvir a professora dizer: “ponto final”. Era o sinal que havia encerrado o “Ditado” e se inaugurava a hora de brincar. Quando ela dizia “ponto final”, sabíamos que chegara o final da história.
O ponto final tinha uma magia fascinante. O ponto final nos fazia crer que a professora tinha um poder fantástico. Ela conhecia a verdade antes de nós, sabia como e quando seria o fim. Só ela podia dizer “ponto final”.
Muitas vezes já senti vontade de ouvir novamente “ponto final”. Só que, não em uma de suas belas histórias, mas em alguma situação dolorida pela qual passei, como se a vida fosse uma história ditada nas tardes de outono. O ponto final não veio, ao menos, não quando eu ansiava.
Outras vezes quis que o ponto final não fosse dito, mas ele veio. Não tinha a sonoridade da voz da professora, mas tinha uma firmeza desconhecida. E acabou. Acabou aquela história.
O ponto final! Creio que só Deus o tem realmente. E isso me traz paz, ainda que não leve toda angústia.  Mas, ao pensar assim, sou banhado por uma paz, fruto de um amparo que encontro em Deus. Se cabe a Ele dizer o ponto final, cabe a mim a esperança.
Não importa se a dor me dilacera. Quem tem o ponto final sabe até onde isso pode ir e não me deixará decepcionado. Se a ideia de que sua pronúncia está à porta dos tímpanos de uma história feliz que vivo, que seja assim, então. Se não, confio Nele.
O ponto final não pertence à dor nem a alegria, não é digitado pelo tempo nem grafado pelo espaço, não é da injustiça nem do cansaço. O ponto final é pronunciado por Deus quando e onde Ele o quiser. Este Deus é amor, justiça, verdade, paciência, perdão, vida. Mais do que qualquer pessoa, Ele sabe fazer histórias que surpreendem.

Hoje é mais um dia de outono. Estou na escola da vida. E às vezes me parece estar ouvindo uma história real que preciso ir escrevendo nos meus dias. Estou em paz, ainda que insatisfeito! Estou em paz, pois sei que meu Mestre vai, na hora certa, dizer “ponto final”. E será um final feliz. Não sei como será, mas confio que será o melhor que pode ser. Nada, exatamente nada possui o poder de dizer “ponto final” a não ser Aquele que ditou a primeira palavra e tudo se fez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens